Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1843
Title: As características dos aprendentes na educação à distância : Impacto no processo educativo com vista ao desenvolvimento de estratégias de sucesso
Author: Rurato, Paulo Alexandre Lima
Advisor: Gouveia, Joaquim José Borges
Gouveia, Luis Manuel Borges
Keywords: Ensino à distância
Ensino-aprendizagem
Educação de adultos
Características dos alunos
Factores de sucesso
Defense Date: 2008
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: As rápidas mudanças no local de trabalho, os desafios colocados pela Sociedade da Informação e pela Globalização exigem alterações na educação, formação contínua e ao longo da vida. Sob tais circunstâncias, é irreal esperar que as estruturas educacionais tradicionais respondam adequadamente a estes desafios. Novos métodos, exigirão novas formas de organização, que, por sua vez, requerem que se repense a educação e as políticas educativas. As estratégias que têm sido recomendadas, incluem diversificar os recursos e evidenciar a eficiência do sistema, envolvendo reformas estruturais e limitação das despesas, recorrendo a novas tecnologias de informação e comunicação e abordagens alternativas, na tentativa de melhorar o acesso, a relação custo-eficiência, a qualidade, e os resultados da aprendizagem. Desta forma, a Educação a Distância (EaD), encarada aqui como forma de ensino assente em Tecnologias de Informação e Comunicação, estará cada vez mais integrada nas acções de ensino/aprendizagem qualquer que seja a sua filosofia e intenção. Schlosser e Simonson (2002) definem a EaD como um processo educativo formal assente numa instituição, em que o grupo de aprendizagem está separado, e que utiliza sistemas de telecomunicações interactivos para conectar os aprendentes, os recursos e os facilitadores. A EaD é um desafio, colocando novas exigências, tanto a aprendentes, como a facilitadores. Schrum e Hong (2002) identificaram um conjunto de sete dimensões para serem aplicadas em ambientes de aprendizagem a distância, que permitem conseguir alcançar experiências de aprendizagem positivas e com sucesso: (1) recursos tecnológicos; (2) experiência tecnológica; (3) hábitos e capacidade de estudo; (4) factores de estilo de vida; (5) objectivos e finalidades; (6) estilos de aprendizagem e (7) características pessoais. A tese defendida neste trabalho propõe que os aprendentes, quando inquiridos sobre as suas características, numa abordagem transversal incidindo sobre os diferentes aspectos da sua vida familiar, pessoal e profissional, recursos tecnológicos a que têm acesso e modo como lidam com eles, assim como a sua motivação e preferências nos modos de aprender, possibilitam a antevisão de um conjunto de informações que, se disponibilizadas aos facilitadores, permitem que ambos os intervenientes (aprendentes e facilitadores), disponham de mecanismos que lhes facilitem a adopção de estratégias de aprendizagem, susceptíveis de conduzir a uma experiência de aprendizagem bem sucedida. Para cumprir tais objectivos, desenvolveu-se um estudo empírico no contexto de uma Instituição vocacionada para a EaD, com uma amostra de 214 aprendentes, com características diversificadas. A análise dos dados obtidos permitiu confirmar a validade da tese, possibilitando a comprovação de que é possível conhecer antecipadamente, as principais características dos aprendentes a distância e do ambiente de aprendizagem que os rodeia. E que, em função desse conhecimento, é possível estabelecer uma classificação dessas mesmas características, sugerindo estratégias ou aconselhando a tomada de medidas que vão debelar ou erradicar as dificuldades inerentes. As qualidades psicométricas do instrumento, avaliadas através do alpha de Cronbach revelaram-se satisfatórias, confirmando-se, relativamente aos estudos correlacionais efectuados, a existência de correlações positivas entre as dimensões do instrumento que analisam as Características dos Aprendentes em contexto de EaD. Ficou, ainda, patente que é possível enumerar um conjunto de características dos aprendentes a distância, de modo a tornar exequível analisar o seu potencial de sucesso em contexto da EaD, podendo, assim, ficar-se com uma imagem muito aproximada das suas características, em termos de grupo. Constatou-se, também, que as referidas características apresentam manifestações diferenciadas em função de alguns dos factores seleccionados. Por fim, percebeu-se que o conhecimento das características, experiências e necessidades do aprendente, possibilitam delinear qual a estratégia de aprendizagem a adoptar para que a sua experiência de aprendizagem seja bem sucedida. Deste modo, enfatiza-se, a necessidade de substituir os actuais modelos de ensino/aprendizagem, evidenciando que a iniciativa e o controlo do processo de aprendizagem deve estar mais do lado de quem aprende, do que do lado de quem ensina, numa atitude não conformista, mas arriscada e criativa, que reconheça o direito de errar e de vacilar, para, assim, poder melhorar e aprender permanentemente. Em síntese, pode-se afirmar que, no actual contexto, a promoção de uma experiência de aprendizagem de qualidade, com conhecimento efectivo das necessidades, expectativas e características dos aprendentes, enquanto educandos, constituirá a pedra de toque para a existência de aprendentes cada vez mais autónomos, responsáveis e eficazes, fundadores de uma cultura de aprendizagem que lhes permitirá aprender ao longo da vida com coerência, persistência, disciplina e, fundamentalmente, com sucesso.
The huge changes concerning the workplace that we face, as well the challenges placed by the Information Society and by the globalisation demand a new perspective for education, continuous training and life long learning. Under such conditions we can expected that actual education structures will not be able to respond well to those challenges. New methods demand new organisation alternatives that, in turn, require new educational policies and the rethinking of education itself. Among the proposed strategies are the reinvention of resources and the improving of efficiency, involving structural reforms and expenditure limitations by using information and communications technologies, and alternative approaches in order to improve access, the cost-benefit relation, the quality, and the learning results. This way, Distance Education (DE) defined here as teaching based on information and communication technologies, is more and more integrated in the teaching/learning process regarding any of its modalities. Schlosser and Simonson (2002) define DE as a formal education process based on an Institution, where the learning group is apart and use interactive telecommunication systems to connect learners, resources and facilitators. DE is a challenge by itself. It places new demands both to the learners, and facilitators. Schrum and Hong (2002) identify a set of seven dimensions for a distance learning environment, which allows the setting of positive learning experiences: (1) access tools; (2) technology experience; (3) habits and study skills; (4) human factors and life style; (5) goals and guidelines; (6) learning preferences; (7) personal characteristics. This thesis defends that the learners, when asked about their characteristics, taking into account different issues of their familiar, personal and professional life, available technology resources, technology skills, as well as motivation and learning preferences, provide an information set that, if turn available to facilitators, allow to both players (learners and facilitators) the mechanisms that ease the adoption of learning strategies, that enhance the possibility of a well succeed learning experience. To accomplish the research goals, an empiric study was conducted in the context of a DE institution, taking a sample of 214 learners, with diverse characteristics. The data analysis allows the confirmation of the thesis validity and proves that it is possible to know in advance the distance learners more important characteristics and of the surrounding environment. Based on such knowledge it is possible to establish a classification of those characteristics, suggesting strategies and counselling to support decisions and thus to improve the distance learning success. The instrument psychometric qualities assessed by the Cronbach alpha where satisfactory and confirm the existence of positive correlations between several instrument dimensions that analyse the learner’s characteristics in a distance learning environment. The work also demonstrates that it is possible to enumerate a set of learner’s characteristics that support the analysis of the success potential in the distance learning context. We conclude also that the listed characteristics are different in function of some selected factors. At least, it was accomplished that the knowledge of the characteristics, experiences and learners needs, allows the definition of a learning strategy to be adopted in order to provide the best learning experience possible. As a result, we stress the need to substitute the current teaching/learning models, by highlighting that the initiative and the learning process control must be in the learner side. This position must take into consideration that the learner need to be creative, with the right to be wrong and to experiment in order to improve and be in a permanent learning state. Overall, we can advance that taking the current context, the promotion of a quality learning experience with an effective knowledge of the needs, expectations and learners characteristics, is a plus to achieve learning efficacy. Also, improve the learner responsibility and autonomy allows a better way to each individual acquire with success a learning culture that allows a coherent, persistent, and quality life long learning.
Description: Doutoramento em Gestão Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10773/1843
Appears in Collections:DEGEIT - Teses de doutoramento
UA - Teses de doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2008000903.pdf6.88 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.