Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18435
Title: Educação para a cidadania face a um desenvolvimento sustentável: uma sequência didática em ambiente CTS
Author: Pereira, Joana Rodrigues Santos
Advisor: Bettencourt, Teresa
Keywords: Educação para a cidadania
Desenvolvimento sustentável
Valores sociais
Recursos naturais
Herbários
Didática das ciências
Defense Date: 9-Dec-2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O desenvolvimento económico, científico e tecnológico que o nosso planeta tem sofrido nas últimas décadas tem causado um forte impacto a nível ambiental. Urge a necessidade da sociedade possuir as ferramentas necessárias para dar resposta às questões que surgem acompanhadas com este desenvolvimento. Como tal é necessário formar cidadãos conscientes e responsáveis nas tomadas de decisão, que compreendam a Ciência e as respostas sustentáveis que esta pode oferecer. Através desta consciencialização, espera-se que os cidadãos repensem os seus valores e alterem atitudes e comportamentos para outros que visem a preservação do meio ambiente e dos recursos que este oferece atualmente e para as gerações futuras. A presente investigação, implementada em duas turmas do 8.º ano de escolaridade, consiste na execução de uma sequência didática com cariz CTS que envolve a elaboração de um herbário. Os objetivos desta investigação consistem em compreender se a sequência didática contribui para a educação de cidadãos informados na medida em que os alunos reconheçam a importância da existência de herbários na sociedade atual e se a elaboração de um herbário, através de uma abordagem CTS, contribui para a mudança de comportamentos ou atitudes nos alunos, benéficos ao meio ambiente. Para tal, foram utilizadas diversas técnicas, tais como observação, análise documental e questionários e diferentes instrumentos de recolha de dados. Através da análise dos mesmos conclui-se que os objetivos foram alcançados sendo que os alunos efetivamente tornaram-se mais informados acerca da temática dos herbários, e da sua importância para a sociedade e meio ambiente. Por outro lado alguns alunos admitiram alterar comportamentos após a implementação desta sequência didática.
The economic, scientific and technological development that our planet has suffered in recent decades has caused a strong impact on the environmental level. It’s urgent that society have the necessary tools to address the issues that arise with this development. As such it is necessary to form aware and responsible citizens in decision-making, that understand science and sustainable responses that it can offer. Through this awareness is expected to citizens rethink their values and change attitudes and behaviors to others that aim to preserve the environment and the resources that it offers in the present and for future generations. This research, implemented in two classes of the 8th grade, is the application of a CTS didactic sequence which involves the construction of a herbarium. The objectives of this research is essentially to understand if the didactic sequence contributes to the education of informed citizens in that students recognize the importance of herbarium in today's society and if the construction of a herbarium, through a CTS approach contributes to changing behavior or attitudes in students, beneficial to the environment. To this end, various techniques such as observation, analysis and documentation questionnaire and different instruments for data collection were used. Through the analysis of the data it is concluded that the objectives have been achieved and that students actually become more informed about herbarium, and its importance to society and the environment. On the other hand some students admitted changing behavior after the implementation of this didactic sequence.
Description: Mestrado emEnsino de Biologia e Geologia no 3º Ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10773/18435
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Estágio.pdf3.96 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.