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http://hdl.handle.net/10773/1840
Título: | Gestão empreendedora : um factor de vantagem competitiva sustentável à inovação contínua nas organizações de aprendizagem numa economia do conhecimento |
Autor: | Junior, Joaquim Felício |
Orientador: | Gouveia, Joaquim José Borges |
Palavras-chave: | Gestão industrial Aprendizagem organizacional Gestão do conhecimento Empreendedorismo |
Data de Defesa: | 2005 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | O século XXI teve início dentro da chamada Sociedade do Conhecimento,
refletindo as mudanças estruturais da economia global das últimas décadas.
Nesse novo contexto, o recurso conhecimento impõe-se como de fundamental
importância para a otimização dos resultados das organizações, tornando-as
mais eficientes para atingir seus objetivos. As organizações, além de aumentar
seus investimentos em qualificação profissional, treinamento, gestão,
marketing, informática, inovação, desenvolvimento e investigação precisam
implementar práticas gerenciais modernas e indutoras de ambientes
organizacionais voltados para a inovação de processos e produtos,
evidenciando a capacidade criadora, a flexibilidade e a autonomia. Para isso,
deverão estar constantemente preocupadas com a sua capacidade plena de
atrair e reter pessoas qualificadas e dotadas de conhecimentos, das quais
depende seu desempenho.
No mundo moderno das organizações, independentemente do setor em
que elas atuam, o ser humano caminha para deixar de ver a organização em
que trabalha como um mecanismo em que ele é apenas uma peça. A
organização, por sua vez, passará a tratá-lo como indivíduo cujas
potencialidades precisam ser descobertas.
Na verdade, encontra-se hoje uma maior preocupação de empreendedores
e dirigentes organizacionais em compreender e incrementar a capacidade de
aprendizagem de suas organizações. As organizações são lugares onde se
ensina e se aprende continuamente, e esse processo de compartilhamento
deve sempre envolver todos os membros que as compõem.
O compartilhamento do conhecimento está se tornando parte essencial da
Gestão do Conhecimento. O presente trabalho se propõe a desenvolver um
modelo para implantar um programa de Gestão do Conhecimento para uma
organização de aprendizagem empreendedora, buscando preservar o
conhecimento e integrando informações nas organizações.
O modelo conceitual proposto no trabalho objetiva explicitar a forma pela
qual se deve a Gestão do Conhecimento, com o fim de propor formas para
identificar processos críticos de negócio, adquirir o conhecimento de
especialistas e disponibilizar e disseminar o conteúdo do conhecimento
adquirido. Ele aborda princípios e fundamentos da Aprendizagem
Organizacional, da inovação e do Empreendedorismo e une conceitos de
Gestão do Conhecimento, engenharia do conhecimento, modelagem de
processos para aquisição do conhecimento e matriz de decisão para identificar
processos críticos. Para aquisição de informações e conhecimento utilizou-se
a metodologia de análise, modelagem e redesenho de processos. Em relação
a demonstração de condições de aplicabilidade, foram citados exemplos que
possuem uma considerável convergência com o modelo que aqui se propôs,
tendo em vista que tratam de modo similar a aplicação do programa de Gestão
do Conhecimento. Neste particular, todavia, alguns diferenciais merecem
destaque. Esses diferenciais devem-se ao fato de que o modelo proposto
contempla a combinação entre Gestão do Conhecimento, Aprendizagem
Organizacional, inovação e Empreendedorismo, visando possibilitar um novo
potencial competitivo para as organizações que decidam por sua implantação. The XXI century has emerged within the so-called Knowledge Society, a society which reflects the structural changes of the global economy during the past decades. Within this new context, the knowledge factor is of fundamental importance to the outcome optimisation of organizations, making them more efficient in achiving their objectives. Beyond increasing their investments in professional training, management, marketing, informatics, innovation, development and research, organizations also need to implement modern managerial practices, which are able to produce organizational environments devoted to process and product innovation, able to bring forward the creative capacity, the flexibility and a certain degree of autonomy. In order to do so, organizations should always worry about their capacity of attracting and retaining knowledgeable and qualified human resources, from which their own performance depends upon. In the modern organizational world, no matter the area where a certain organization performs, people tend to stop seeing their workplace as just a sort of mechanism in which they represent only a single independent piece. Organizations have started treating individuals as someone whose potential needs to be exploited. Nowadays it is of increasing concern, on the side of entrepreneurs and organizational leaders, the capacity to fully grasp and add value to the learning capacity of their organizations. Organizations are places of continuous learning and of continuous education and this sharing process should involve every member that is part of it. Sharing of knowledge is becoming an essential part of Knowledge Management. This work introduces a model that shows how to implement a knowledge management program where a learning organization, that is also an entrepreneur, seeks the preservation of knowledge and the integration of an information flow in organizations. The conceptual model presented within in this work intends to shed light on aspects of knowledge management. It identifies critical business processes, explains how the acquisition of knowledge from specialists takes place and explores how to make content available and, finally, how to disseminate it. This work is based on the principles and fundamentals of organizational learning, innovation and entrepreneurship. It unites concepts coming from various fields of study such as knowledge management, knowledge engineering, process modelling that encompasses the acquisition of knowledge and uses decision arrays to identify critical processes. For the acquisition of informations and knowledge I have used the methodology of analysis, modelling and redesign of processes. Regarding its practical application, I have cited a series of examples that converge towards the model I proposed because they have applied the knowledge management programme in a very similar way. Some distinguishing features of the model I present should, however, be underlined. The main differences lie on the fact that my model combines knowledge management, organizational learning, innovation and entrepreneurship so as to improve the competitive potential for the organizations that decide to implement it. |
Descrição: | Doutoramento em Gestão Industrial |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/1840 |
Aparece nas coleções: | DEGEIT - Teses de doutoramento UA - Teses de doutoramento |
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