Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18392
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorTomaz, Ana Carlotapt
dc.contributor.authorAmaral, Sara de Carvalhopt
dc.date.accessioned2017-09-27T10:08:13Z-
dc.date.available2017-09-27T10:08:13Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/18392-
dc.descriptionMestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractO presente Relatório Final de Estágio destina-se à obtenção do grau de Mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico e articula-se com o projeto de intervenção e de investigação, desenvolvido no âmbito da componente de formação de Prática Pedagógica Supervisionada. O projeto de intervenção e de investigação insere-se na temática de organização e gestão do processo de ensino e aprendizagem em contexto de sala de aula, nomeadamente, na estratégia de trabalho de grupo com caraterísticas de aprendizagem cooperativa. Este foi implementado numa turma do 4.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A implementação deste projeto teve como objetivo proporcionar aos alunos o desenvolvimento de competências sociais, uma vez que as caraterísticas das sociedades atuais exigem que um indivíduo domine determinadas competências sociais que contribuem para o sucesso global da vida de cada um e permitem a sua participação eficaz em múltiplos contextos. Para atingir esse objetivo, decidi implementar a estratégia didática de trabalho de grupo cooperativo e, desta forma, investigar quais as suas potencialidades no desenvolvimento das competências sociais. Para este projeto, optei pela realização de um estudo exploratório e descritivo, de natureza qualitativa e interpretativa e com caraterísticas da metodologia de investigação-ação. Como técnicas e instrumentos de recolha de dados elegi a observação participante, as notas de campo, o inquérito por questionário, os documentos preenchidos pelos alunos (fichas de autoavaliação e de reflexão conjunta) e as vídeo-gravações das sessões de trabalho de grupo e de balanço final. Os resultados obtidos permitiram-me obter evidências de que o Trabalho de Grupo Cooperativo é uma estratégia que, de forma gradual, pode promover o desenvolvimento das competências sociais dos alunos.pt
dc.description.abstractThis present Final Report aims at obtaining the Master’s Degree in “Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico” and it articulates with the intervention and research project developed under the educational component of Supervised Pedagogical Practice. This intervention and research project addresses the issue of organization and management of the learning and teaching process in the context of the classroom, more precisely in relation to group work strategy with cooperative learning characteristics. This study was implemented in one class, namely a 4th grade of the 1st cycle of Basic Education. The goal of the implementation of this project is to provide students with the ability to develop their social skills, since the characteristics of current societies require an individual to master certain social skills that contribute to the overall success of one’s life and allow effective participation in multiple contexts. To achieve this goal, I decided to implement the didactic strategy of cooperative group work and, thus, investigate its potential in the development of social skills. For this project I chose to carry out a descriptive and exploratory study, of qualitative and interpretative nature, with characteristics of the research-action methodology. The data was collected using participant observation, field notes, inquiries, documents filled out by the students (self-assessment and group reflexion sheets) and video recordings of all group work sessions and also the final conclusion. The results allowed me to obtain evidence that cooperative group work is a strategy that may promote the gradual development of the students’ social skills.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectAprendizagem cooperativapt
dc.subjectTrabalho de grupopt
dc.subjectEnsino básico 1º ciclopt
dc.subjectTécnicas pedagógicaspt
dc.subjectDesenvolvimento das competênciaspt
dc.subjectSocializaçãopt
dc.subject.otherAprendizagem cooperativapt
dc.subject.otherTrabalho de grupo e competências sociaispt
dc.titleTrabalho de grupo cooperativo para o desenvolvimento de competências sociais nos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201935449-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação.pdf4.49 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.