Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18389
Title: Desenvolvimento de um courseware didático para a abordagem do tópico menstruação no 2º CEB
Author: Almeida, David Duarte de
Advisor: Vieira, Celina Tenreiro
Keywords: Ensino das ciências
Programas de computador para o ensino
Tecnologia da educação
Educação científica
Reprodução humana
Ensino básico 2º ciclo
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A escassez de Recursos Didáticos para o ensino do tópico relacionado com a menstruação no 2º Ciclo do Ensino Básico (CEB), concebidos numa perspetiva de Ensino por Pesquisa (EPP) e segundo a orientação Ciência-Tecnologia- Sociedade (CTS), incitou o desenvolvimento de um courseware com essas características. Neste quadro, o presente estudo foi realizado com o propósito de desenvolver um Courseware para a abordagem do tópico referente à menstruação, no 2.ºCEB, com foco no EPP e na orientação CTS. Tal processo envolveu três etapas base: i) Conceção e planeamento (das atividades e do storyboard); ii) Produção (do protótipo do software, do guião de registos do aluno [GRA] e do guião orientador para o professor [GOP]); e Validação (do courseware). No seguimento da finalidade do estudo formulou-se a questão de investigação: “Quais as potencialidades do courseware desenvolvido para promover aprendizagens no âmbito do subdomínio ‘reprodução no ser humano’, atendendo: a aspetos didático-pedagógicos, a aspetos tecnológicos e ao rigor científico?”. Na sequência da finalidade do estudo e da questão de investigação optou-se por uma metodologia de desenvolvimento, de cariz qualitativo, e pela implementação da técnica de inquérito para a recolha de dados. Para o efeito, construíram-se questionários, que foram administrados a um painel de peritos constituído por especialistas em Didática e Multimédia em Educação, ambos com investigação envolvendo o desenvolvimento de courseware sobre temáticas de Biologia. Os resultados obtidos sugerem que o courseware desenvolvido apresenta potencialidades para promover aprendizagens no âmbito do tópico da menstruação. Evidencia potencialidades tecnológicas (como a atratividade e qualidade gráficas e a adequação da ajuda às atividades), potencialidades de rigor científico (como os conteúdos subjacentes às atividades e a linguagem utilizada no courseware) e potencialidades didático-pedagógicas (como a introdução das perspetivas CTS e EPP na abordagem da menstruação). Dos resultados emergiram ainda aspetos a melhorar para promover as potencialidades do courseware, nomeadamente em termos da formulação de algumas questões e no que respeita à interface do protótipo do software.
The shortage of Instructional Resources for the education of the topic related to menstruation in the elementary school (5th and 6th grades), designed in a perspective of Research Learning (RL) and in Science-Technology-Society (STS) orientation, urged the development a courseware with these characteristics. In this context, the present study was conducted with the purpose of developing courseware to the topic of the approach related to menstruation, in elementary school (5th and 6th grades), focusing on the RL and STS orientation. This process involved three steps: i) Conception and planning (of activities and storyboard); ii) Production (of software prototype, of the script of the student records, and of advisor guide for the teacher; and Validation (of courseware). Following the study's purpose was formulated the research question: "What courseware capabilities developed to promote learning within the subdomain 'reproduction in humans' meeting: the didactic-pedagogic aspects, the technological aspects and scientific rigor?“. Following the purpose of the study and the research question it was decided by a development methodology, of qualitative nature, and the implementation of the inquiry technique for data collection. To this end, built up questionnaires, which were administered to a panel of experts made up of specialists in didactics and Multimedia in Education, both with research involving the development of courseware on biology topics. The results suggest that the courseware developed has the potential to facilitate learning under the topic of menstruation. It highlights technological potential (such as the attractiveness and graphic quality and appropriateness of aid for activities), scientific rigor potential (as the underlying content to activities and the language used in the courseware) and didactic and pedagogical potential (such as the introduction of perspectives STS and RL in the menstruation approach). The results also emerged to improve aspects to promote courseware potential, especially in terms of the questions formulation, and some issues regarding the software interface prototype.
Description: Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/18389
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RFE_David_Almeida.pdf10.3 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.