Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18386
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dc.contributor.advisorVieira, Celina Tenreiropt
dc.contributor.authorPereira, Inês Canha dos Santospt
dc.date.accessioned2017-09-26T15:25:09Z-
dc.date.available2017-09-26T15:25:09Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/18386-
dc.descriptionMestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.description.abstractOs enormes avanços que se têm vindo a sentir na Ciência e na Tecnologia potenciaram transformações que se repercutem nas sociedades atuais. Essas transformações geraram alguns problemas de caráter sócio ambiental que têm vindo a ser debatidos não só entre a comunidade científica, mas também pela população em geral. Face à importância crescente de promover uma educação em Ciências que permita a participação de todos os membros da sociedade em questões científico-tecnológicas, este estudo teve como finalidade desenvolver um conjunto de atividades de aprendizagem, genericamente designadas de desafios, propostas como trabalho de casa, promotoras da capacidade de argumentação e da construção/mobilização de conhecimentos científicos, num quadro de Educação para o Desenvolvimento Sustentável. Com uma metodologia assente num plano de investigação de estudo de caso, foi realizado o estudo com uma turma de 30 alunos, do 5.º ano de escolaridade, do 2.º Ciclo do Ensino Básico, sendo que, os alunos realizaram três atividades de aprendizagem: “Lince Ibérico em vias de extinção”, “Desflorestação da Amazónica” e “Utilização de pesticidas na agricultura”, com o foco no desenvolvimento da capacidade de argumentação e na construção/mobilização de conhecimento científico. Foram recolhidos dados através da análise das produções escritas dos alunos, utilizando, para tal, instrumentos de análise baseados num referencial relativo à capacidade de argumentação e aos conhecimentos científicos subjacentes. Os resultados obtidos sugerem que as atividades desenvolvidas contribuíram para a promoção da capacidade de argumentação bem como para a construção/mobilização de conhecimento científico.pt
dc.description.abstractThe tremendous advances that have been made in Science and Technology potentiated changes that are reflected in the modern societies. These changes have generated some social-environmental issues that have been discussed not only among the scientific community but also by the general population. Due to the growing importance of a science education that allows the participation of all members of society in scientific and technological issues of society, this study's purpose was to develop a set of learning activities, generically called challenges, proposed as homework, promoters of argumentation skills and the construction/mobilization of scientific knowledge according to the Education for Sustainable Development. With a methodology based on a case study investigation plan, the study was conducted with a class with 30 students of 5th grade, of basic education's second cycle. The students performed three activities of learning: “Iberian Lynx on the verge of extinction”, “Deforestation in the Amazon” and “Use of pesticides in agriculture”, design focusing on development of argumentation skills and the construction/mobilization of scientific knowledge. Data was collected by analyzing the written work of students, using analysis instruments based on a referential, related to argumentation skills and to underlying scientific knowledge. The results suggest that the activities developed had contributed to the promotion of argumentation skills and for construction/mobilization of scientific knowledge.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEnsino das ciênciaspt
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt
dc.subjectTrabalhos de casapt
dc.subjectEnsino básico 2º ciclopt
dc.subjectDesenvolvimento das competênciaspt
dc.subjectArgumentaçãopt
dc.subject.otherEnsino das ciênciaspt
dc.subject.otherEducação para o desenvolvimento sustentávelpt
dc.subject.otherTrabalhos de casapt
dc.subject.otherArgumentaçãopt
dc.titlePotenciação do trabalho de casa como contexto para o desenvolvimento da argumentação no 2º ciclo do ensino básicopt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201577100-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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