Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/18385
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Simões, Ana Raquel | pt |
dc.contributor.author | Carrilho, Maria Rita Fernandes | pt |
dc.date.accessioned | 2017-09-26T15:15:42Z | - |
dc.date.available | 2017-09-26T15:15:42Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/18385 | - |
dc.description | Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico | pt |
dc.description.abstract | O presente estudo, elaborado a partir de um projeto de intervenção realizado numa Sala de Estudo, teve como objetivo compreender a importância das Salas de Estudo no desenvolvimento plurilingue e na sensibilização à diversidade línguistíca dos seus alunos do 2.º Ciclo. Para tal, teve-se como ponto de partida o facto que a diversidade linguística e cultural, cada vez mais presente, na sociedade, motiva os alunos para desenvolverem a sua competência plurilingue. No entanto, pouco tem sido feito nas escolas para o desenvolvimento desta competência. Posto isto torna-se fulcral ir em busca de outros contextos onde haja liberdade e tempo para que as crianças desenvolvam o seu plurilinguismo. É nesta lógica que surgem, no presente estudo, as Salas de Estudo, potenciadoras das atitudes e valores das crianças, nomeadamente no que concerne à diversidade linguística e cultural. Posto isto, a presente investigação é do tipo investigação ação e nela foram utilizados, como instrumentos de recolha, notas de campo, fotografias, o inquérito por questionário e fichas realizadas com os alunos. No presente estudo verifica-se que as salas de estudo são locais onde se pode e deve ser trabalhada a educação plurilingue e a sensibilização à diversidade linguística | pt |
dc.description.abstract | The present report was elaborated by an intervention project that was made in a Study Room, and it was aimed to understand the study room’s importance in the students’ Plurilingual development and at his student’s language awareness. For such, it was had as starting point the fact that the language and cultural diversity, constantly increasing in our society, motivates the students to develop their plurilingual competence. However, not much has been done at the schools for this competence development. Whereupon it is crucial to go search for other contexts where there is freedom and time for children to develop their plurilingualism. It is in this logical that arise, in the present study, the study rooms, that potentiate the attitudes and values of children, especially in what concerns to language awareness. Therefore, the present investigation is of action research type and it was used collection instrumentsm, notebooks, photgraphs, the quationaire survey and recors made by the students. In the present study it is verified that the study rooms are places where should be worked the plurilingual education and the language awareness. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | Universidade de Aveiro | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Multilinguismo | pt |
dc.subject | Didática das línguas | pt |
dc.subject | Diversidade linguística | pt |
dc.subject | Centros de estudo | pt |
dc.subject | Educação não-formal | pt |
dc.subject | Línguas românicas | pt |
dc.subject.other | Sensibilização à diversidade linguistíca | pt |
dc.subject.other | Plurilinguismo | pt |
dc.subject.other | Didática do plurilinguismo | pt |
dc.subject.other | Línguas românicas | pt |
dc.subject.other | Salas de estudo | pt |
dc.subject.other | Educação não formal | pt |
dc.title | A educação plurilingue numa sala de estudos | pt |
dc.type | masterThesis | pt |
thesis.degree.level | mestrado | pt |
thesis.degree.grantor | Universidade de Aveiro | pt |
dc.identifier.tid | 201585383 | - |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
A educação Plurilingue numa sala de estudos - Carrilho, 2016.pdf | 2.47 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.