Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18383
Title: Educação para o desenvolvimento sustentável no ensino superior e no 1º CEB
Author: Rodrigues, Daniela Sofia Conceição
Advisor: Vieira, Rui Marques
Keywords: Desenvolvimento sustentável
Ensino superior
Ensino básico 1º ciclo
Manuais escolares
Educação ambiental
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O planeta Terra enfrenta, atualmente, uma verdadeira emergência planetária. Muitos são os problemas que agravam esta situação, e o crescimento demográfico é um deles, sendo considerado por muitos como o principal. Nunca o impacto da ação do Homem interferiu tanto nos sistemas globais da Terra (por exemplo, através das elevadas emissões de gases que provocam o efeito de estufa). É neste contexto, e reconhecendo que a educação é uma ferramenta essencial para a promoção de competências de uma vida sustentável, que surge o conceito de “Educação para o Desenvolvimento Sustentável” (EDS). Face à crise atual do planeta Terra e à importância da EDS na alteração de paradigmas de vida insustentáveis, a presente investigação procurou averiguar se esta abordagem está a ser contemplada quer no 1.º Ciclo do Ensino Básico - procurando referências explícitas nos Manuais Escolares e Recursos Pedagógicos -, quer no Ensino Superior – centrada na Instituição de Ensino Superior Universitário do centro do país -, e procurando referências explícitas na investigação produzida pela instituição. O percurso da investigação, de natureza qualitativa, foi dividido em duas fases e teve um design de caráter indutivo-exploratório, dado que não parte de qualquer hipótese prévia, mas sim da análise de dados indutivamente, extraindo significados a partir desses, não procurando a informação para verificar hipóteses. Na fase um identificou-se, filtrou-se e compilou-se, com recurso ao Instrumento de Análise (lista de expressões-chave que remetem para a EDS) previamente concebido e validado por Torres (2015), a investigação desenvolvida, de graduação e pós-graduação, diretamente relacionada com o tema Desenvolvimento Sustentável (DS) que possuía referências explícitas ao mesmo. De seguida, na fase dois, procedeu-se à análise (documental e de conteúdo) de três Manuais Escolares de Estudo do Meio e Recursos Pedagógicos para o 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico, de modo a verificar se estes possuíam referências ao DS, e no caso de existirem, reconhecer como estavam presentes essas referências. A pesquisa referida na fase um obteve 619 correspondências num total de 10088 investigações, e a pesquisa da fase dois, análise aos três Manuais Escolares, obteve duas correspondências. Resultante da análise e discussão dos dados obtidos, o presente trabalho evidencia que as referências explícitas a EDS podem considerar-se ainda escassas e as existentes figuram de forma ténue. Uma implicação deste estudo tem a ver com a necessidade de produzir atividades para os Manuais Escolares, no que se refere à EDS.
The Earth is facing a true planetary emergency. There are a lot of problems that aggravate the situation, and population growth is one of them, being considered by many as the main problem. Never the impact of human action interfered so much on the Earth’s global systems (for example, through high emission of greenhouse effect gases).In this context, and recognizing education as an essential tool for the promotion of sustainable life skills, that the concept of “Education for Sustainable Development” (ESD) arises. Given the present crisis of the planet Earth and the importance of ESD in changing unsustainable life paradigms, this research studied whether this approach is being contemplated either in 1st cycle of basic education-searching explicit references in textbooks and teaching resources-either in higher education-centred in the Institutions of Higher University Education of the centre of the country- and searching explicit references in the research produced by the institution. The course of the investigation, of qualitative nature, was divided into two phases and an inductive-exploratory design, it doesn’t come from a previous hypothesis, but from a data analysis inductively, extracting for those not seeking for information to test the hypotheses. In phase one it was identified, filtered and compiled, with use of Instrument of Analysis (list of key expressions that refer to the ESD) previously designed and validity by Torres (2015), the developed research, graduation and post-graduation, directly related to the theme of Sustainable Development (SD) that had explicit references to it. Then, in phase two, we proceeded to the analysis (documentary and content) of three textbooks of Environmental Studies and Teaching Resources for the 3rd year of the 1st cycle of basic education, in order to verify that these had references to the DS, and if it has, recognize how were present those references. The survey referred to in one sentence obtained 619 matches for a total of 10 088 investigations and the research of phase two, testing the three textbooks, obtained two matches. Resulting from the analysis and discussion of data, this work shows that the explicit references to ESD are still rare and the existing figure tenuously. One implication of this study has to do with the need to produce activities for textbooks, with regard to ESD.
Description: Mestrado em Ensino do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/18383
Appears in Collections:DEP - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

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