Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18371
Title: Ideias de um grupo de crianças do jardim de infância sobre o espaço
Author: Leal, Vanessa Filipa Pereira
Advisor: Migueis, Marlene da Rocha
Keywords: Comportamento lúdico infantil
Áreas de recreio
Atividades de aprendizagem
Desenvolvimento das crianças
Espaço exterior
Educação pré-escolar
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O relatório de estágio apresentado surge no contexto da Prática Pedagógica Supervisionada, unidade curricular do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Com base na pesquisa feita sobre os espaços de educação e a suas potencialidades enquanto espaço promotor do desenvolvimento e da aprendizagem da criança, tentou-se compreender de que modo é que o espaço e a sua organização poderão ser condicionantes das experiências vividas pelas crianças e do seu desenvolvimento. Assim, definiu-se como o objetivo principal investigar as ideias de um grupo de crianças do Jardim de Infância sobre o espaço. O estudo insere-se numa metodologia qualitativa em que o instrumento de recolha de dados utilizado foi a entrevista. Foram entrevistadas vinte e três crianças de um Jardim de Infância sendo os dados recolhidos, interpretados de modo a compreender as ideias das crianças relativamente ao espaço, dando resposta às questões de pesquisa. O presente estudo permitiu-nos inferir que, no contexto em causa, os espaços interior e exterior, ainda não são vistos pelas crianças como um todo, ou seja, espaços que se complementam. Concluiu-se que o espaço exterior não é um espaço com muitos potenciais de aprendizagem e de desenvolvimento para crianças e, como tal, necessita de ser enriquecido com materiais diversos, de forma a estimular e dar resposta aos interesses das crianças.
The training report is presented within the context of Supervised Pedagogical Training of the Post-Graduate Course in Pre-School and Elementary Education. Taking into account the research done on educational spaces and its potential as a setting to promote child development and child learning, we tried to understand how it is that space and its organisation may be conditioning child development and child experiences. Thus, it was defined as the main goal to research the ideas of a group of kindergarten children about their learning spaces. The study is part of a qualitative method, in which the data register was the interview. Twenty-three children were interviewed in a Pre-School and the data outcomes were processed in order to understand children's ideas regarding the space, responding to research questions. This study allowed us to infer that in the given context, interior and exterior spaces, are not seen by children as a whole, ie, spaces that complement each other. It was concluded that outer space is not prone to enhance a potential learning and child development and, therefore, needs to be enriched with diversified material in order to stimulate and respond to children interests.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/18371
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Estágio Vanessa Leal.pdf1.21 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.