Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/18370
Title: | O espaço como promotor de interações entre crianças: um estudo de caso na educação pré-escolar |
Author: | Pinho, Mariana Leal de Sousa |
Advisor: | Migueis, Marlene da Rocha |
Keywords: | Interacção entre pares Organização do espaço Educação das crianças Comportamento lúdico infantil Educação pré-escolar |
Defense Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | O presente relatório centra-se na temática da interação entre as crianças e a sua relação com o espaço interior na educação pré-escolar, sendo, portanto, objeto de estudo o espaço como promotor de interações entre as crianças. Neste sentido, entendemos por interação a participação dos indivíduos em atividades conjuntas, existindo trocas sociais através de estímulos e respostas, destacando a influência do espaço nesta ação.
No estudo foram envolvidas vinte e duas crianças, com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. O registo dos dados foi executado através da descrição das observações e, posteriormente, realizada uma análise qualitativa e interpretativa.
Através desta abordagem e, tendo em conta os resultados obtidos, concluímos que a área do espaço interior que promove maior número de interações é a manta e o tipo de interação que mais ocorre nas diversas áreas é a colaboração concordante. This report focuses on the issue of interactions between children and their relationship with space in preschool education, is therefore an object of study space as promoter interactions among children. In this sense, we understand by interactions individuals’ participation in joint activities, existing social exchanges through stimuli and responses, highlighting the influence of space in this action. To do so, they were involved twenty two children, aged three and five years. The recording of data was performed by describing the observations and subsequently performed a qualitative and interpretative analysis. Through this approach, taking into account the results obtained, we conclude that the area of the inner space cause greater number of interactions is that the blanket and the type of interaction that occurs over the various areas is concordant collaboration. |
Description: | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/18370 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DEP - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Relatório de Estágio.pdf | 1.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.