Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18370
Title: O espaço como promotor de interações entre crianças: um estudo de caso na educação pré-escolar
Author: Pinho, Mariana Leal de Sousa
Advisor: Migueis, Marlene da Rocha
Keywords: Interacção entre pares
Organização do espaço
Educação das crianças
Comportamento lúdico infantil
Educação pré-escolar
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente relatório centra-se na temática da interação entre as crianças e a sua relação com o espaço interior na educação pré-escolar, sendo, portanto, objeto de estudo o espaço como promotor de interações entre as crianças. Neste sentido, entendemos por interação a participação dos indivíduos em atividades conjuntas, existindo trocas sociais através de estímulos e respostas, destacando a influência do espaço nesta ação. No estudo foram envolvidas vinte e duas crianças, com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. O registo dos dados foi executado através da descrição das observações e, posteriormente, realizada uma análise qualitativa e interpretativa. Através desta abordagem e, tendo em conta os resultados obtidos, concluímos que a área do espaço interior que promove maior número de interações é a manta e o tipo de interação que mais ocorre nas diversas áreas é a colaboração concordante.
This report focuses on the issue of interactions between children and their relationship with space in preschool education, is therefore an object of study space as promoter interactions among children. In this sense, we understand by interactions individuals’ participation in joint activities, existing social exchanges through stimuli and responses, highlighting the influence of space in this action. To do so, they were involved twenty two children, aged three and five years. The recording of data was performed by describing the observations and subsequently performed a qualitative and interpretative analysis. Through this approach, taking into account the results obtained, we conclude that the area of the inner space cause greater number of interactions is that the blanket and the type of interaction that occurs over the various areas is concordant collaboration.
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/18370
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Estágio.pdf1.13 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.