Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/1835
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGouveia, Luis Manuel Borgespor
dc.contributor.authorMarques, Margarida Amélia Correia Bairrão do Valepor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:47:49Z-
dc.date.available2011-04-19T13:47:49Z-
dc.date.issued2003por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1835-
dc.descriptionMestrado em Gestão da Informaçãopor
dc.description.abstractA proposta de trabalho enquadra-se no âmbito da Gestão da Informação no Ensino/Aprendizagem, tendo como parte integrante o estudo de caso da Biblioteca Escolar aplicando as Tecnologias da Informação e da Comunicação no enquadramento da Sociedade da Informação. A Biblioteca Escolar pode e deve fazer a diferença fomentando o gosto pelo livre acesso ao conhecimento, contribuindo para formar potenciais utilizadores de outras bibliotecas capazes de utilizar ferramentas de trabalho na sua integração no meio profissional e social. A evolução das concepções pedagógicas contemporâneas veio acentuar o papel do aluno e do seu trabalho no processo Ensino/Aprendizagem. Aprender é procurar, pesquisar, questionar, tratar informação e saber aplicá-la no contacto com o mundo que nos rodeia. Os alunos devem ser incentivados e encaminhados para a utilização da Biblioteca Escolar, não como actividade marginal ou secundária, mas como estando no centro de todo o desenvolvimento curricular e formativo. A Escola e nomeadamente as Bibliotecas Escolares não podem ignorar os novos desafios que se lhe colocam quando os locais e as formas de aprendizagem são tão diversificadas, quando o documento impresso já não é o único suporte de informação; quando o acesso à informação se pode fazer de tão diversas formas que o próprio conceito de Biblioteca Escolar é posto em causa e ganha terreno o conceito da biblioteca virtual. Torna-se assim crucial efectuar uma correcta Gestão da Informação existente nos diversos suportes, criando sistemas de informação onde se operem conceitos como a normalização, cooperação, funcionalidade e trabalho em rede, para que se consigam criar Serviços de Referência onde a qualidade e o sucesso educativo seja imperativo. O trabalho disponibiliza um conjunto de materiais para desenvolver numa Biblioteca Escolar e defende a sua existência enquanto veículo importante para o desenvolvimento de competências para a Sociedade da Informação e para toda a comunidade educativa. Uma das contribuições do trabalho é a proposta de um conjunto de fichas para apoiar a Gestão da Informação numa Biblioteca Escolar. ABSTRACT: The work proposal fits in teaching/learning information management ambit, considering as an integrant part of study of the school library applying the Information and Communication Technologies in the fitting of Information Society. The contemporary pedagogical conceptions evolution has emphasized the pupil’s role and work in the teaching/learning process. The work makes a set of materials available to develop in a school library and defends its existence while an important mean for the Information Society and all the educative community abilities development. One of the several contributions provided by work is the proposal of a file with a set of cards to support the Information Management in a school library.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000173739por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectBibliotecas escolarespor
dc.subjectPapel das bibliotecaspor
dc.subjectSociedade da informaçãopor
dc.subjectTecnologia da informaçãopor
dc.titleO contributo da biblioteca escolar para o ensino/aprendizagem: impacto e perspectivas futuras face à sociedade da informaçãopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2010000416.pdf1.25 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.