Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/18341
Title: | Obras para trombeta e música de câmara de Osvaldo Lacerda: implementação de abordagem analíticointerpretativa dos gêneros e formas musicais |
Author: | Cavalcante, Daniel Moraes |
Advisor: | Santana, Helena |
Keywords: | Nacionalismo - Música - Brasil Trompete - Interpretação musica lMúsica |
Defense Date: | 2016 |
Publisher: | Universidade de Aveiro |
Abstract: | Este trabalho de pesquisa se enquadra na área da Performance
Musical com foco nas obras para trombeta (trompete) e música de
câmara para metais escritas pelo compositor brasileiro nacionalista
Osvaldo Lacerda. Um estudo introdutório acerca do nacionalismo
europeu e brasileiro serão abordados, assim como a trajetória
musical do compositor. Buscaremos também desvelar a
problemática de nomenclatura no que diz respeito à utilização do
termo “trombeta” em todas as obras de Osvaldo Lacerda. É nosso
intuito ainda analisar, em ordem cronológica, a forma como ele
insere os elementos da música folclórica brasileira e as formas
tradicionais europeias em suas obras, além de investigar e
contextualizar os gêneros musicais utlizados pelo compositor em
suas composições que aparecem de forma explícita e implícita.
Além disso, busca-se através desta investigação sugerir uma
proposta técnico-interpretativa bem como dar a conhecer aspetos
históricos referentes ao gênero e às formas musicais utilizadas nas
suas obras. Em dado conexto, este trabalho de pesquisa tem como
principal objetivo a realização de um recital com as obras do
referido compositor. This research is framed in the field of Musical Performance, with focus on works for trumpet (trombeta) and chamber music for brass written by the nationalist Brazilian composer Osvaldo Lacerda. An introductory study about European and Brazilian nationalism will be approached, as well as the composer’s musical career. We will also consider the nomenclature problematic with regards to the use of the term “trombeta” in all works of Osvaldo Lacerda. It is still our intention to analyse chronologically, the way he integrates Brazilian folkloric music and the European traditional forms in his works, in addition to investigating and contextualizing the musicals genres used by the composer in his compositions that appear both explicitly and implicitly. Furthermore, we will propose through this investigation some technical interpretation, as well as reveal historical aspects with reference to the genres and musicals forms used in his works. In this context, this research has as main goal a recital with works of the mentioned composer. |
Description: | Mestrado em Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/18341 |
Appears in Collections: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DAP - ÚLTIMA VERSÂO.pdf | 10.02 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.