Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18341
Title: Obras para trombeta e música de câmara de Osvaldo Lacerda: implementação de abordagem analíticointerpretativa dos gêneros e formas musicais
Author: Cavalcante, Daniel Moraes
Advisor: Santana, Helena
Keywords: Nacionalismo - Música - Brasil
Trompete - Interpretação musica
lMúsica
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este trabalho de pesquisa se enquadra na área da Performance Musical com foco nas obras para trombeta (trompete) e música de câmara para metais escritas pelo compositor brasileiro nacionalista Osvaldo Lacerda. Um estudo introdutório acerca do nacionalismo europeu e brasileiro serão abordados, assim como a trajetória musical do compositor. Buscaremos também desvelar a problemática de nomenclatura no que diz respeito à utilização do termo “trombeta” em todas as obras de Osvaldo Lacerda. É nosso intuito ainda analisar, em ordem cronológica, a forma como ele insere os elementos da música folclórica brasileira e as formas tradicionais europeias em suas obras, além de investigar e contextualizar os gêneros musicais utlizados pelo compositor em suas composições que aparecem de forma explícita e implícita. Além disso, busca-se através desta investigação sugerir uma proposta técnico-interpretativa bem como dar a conhecer aspetos históricos referentes ao gênero e às formas musicais utilizadas nas suas obras. Em dado conexto, este trabalho de pesquisa tem como principal objetivo a realização de um recital com as obras do referido compositor.
This research is framed in the field of Musical Performance, with focus on works for trumpet (trombeta) and chamber music for brass written by the nationalist Brazilian composer Osvaldo Lacerda. An introductory study about European and Brazilian nationalism will be approached, as well as the composer’s musical career. We will also consider the nomenclature problematic with regards to the use of the term “trombeta” in all works of Osvaldo Lacerda. It is still our intention to analyse chronologically, the way he integrates Brazilian folkloric music and the European traditional forms in his works, in addition to investigating and contextualizing the musicals genres used by the composer in his compositions that appear both explicitly and implicitly. Furthermore, we will propose through this investigation some technical interpretation, as well as reveal historical aspects with reference to the genres and musicals forms used in his works. In this context, this research has as main goal a recital with works of the mentioned composer.
Description: Mestrado em Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/18341
Appears in Collections:DeCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DAP - ÚLTIMA VERSÂO.pdf10.02 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.