Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/18273
Título: Podcasts, Screencasts e Vodcasts em contexto de ensino-aprendizagem no ensino superior
Autor: Guedes, Manuela Damiana dos Santos Almeida
Orientador: Almeida, Pedro Alexandre Ferreira dos Santos
Palavras-chave: Tecnologia educativa
Ensino superior
Actividades de aprendizagem
Ensino à distância
Ensino multimédia
Recursos na Internet
Data de Defesa: 2016
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O Ensino Superior tem atravessado durante a última década mudanças significativas marcadas pelo processo de Bolonha, Estratégia de Lisboa da União Europeia, pela disseminação de práticas de e b-Learning, bem como por iniciativas e programas de aprendizagem contínuos. Paralelamente, assistimos a uma proliferação de dispositivos tecnológicos e a alunos cada vez mais literados tecnologicamente e, consequentemente mais exigentes quanto ao papel do professor e da escola. As instituições de Ensino Superior procuram acompanhar a evolução adotando novas estratégias e metodologias, em contexto de sala de aula, procurando dinamizar aprendizagens baseadas na interação e potencializadas por ambientes de aprendizagem de base tecnológica. Nesses ambientes, constata-se uma utilização cada vez maior de tecnologias de casting que, potencialmente, podem contribuir para uma mudança e inovação nos processos de ensino-aprendizagem das diversas disciplinas, nas atividades realizadas e numa resposta à cultura tecnológica emergente. Este projeto centra-se na integração de podcasts, vodcasts, screencasts e tecnologias emergentes de casting em ambientes de aprendizagem no ensino superior e pretendeu aquilatar sobre as opiniões, práticas e expectativas de alunos e professores. O presente estudo teve início no ano letivo 2010/11 prolongando-se até ao 1º semestre do ano letivo 2011/12 e foi desenvolvido no Instituto Politécnico de Viseu (IPV) - Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL), sendo o público-alvo os docentes e alunos. Os alunos foram expostos, de forma gradual, a várias estratégias de ensino e aprendizagem e a diferentes tipos de conteúdos suportados por ferramentas de casting. Esta estratégia progressiva enquadrou-se numa metodologia de investigação-ação. Antes, e ao longo da implementação prática do estudo, foi realizado um ciclo de workshops sobre ferramentas de casting destinado a professores e a alunos da instituição que tiveram como objetivo primordial dar a conhecer as ferramentas e as suas funcionalidades. Como instrumentos de recolha de dados foram utilizados dois inquéritos por questionário aplicados a professores e a alunos. Identificar potencialidades e práticas para a dinamização de processos de ensino/aprendizagem no ensino superior, decorrentes da integração de Podcasts, Vodcasts, Screencasts e tecnologias emergentes de casting, por parte dos professores e alunos, foi nosso propósito ao longo do presente estudo. Com base nos resultados obtidos no estudo, podemos afirmar que quer professores quer os alunos manifestam interesse em continuar a criar e a utilizar conteúdos multimédia e consideram que é uma mais-valia a integração de tecnologias emergentes de casting em contexto de ensino/aprendizagem. Por outro lado, ambos os intervenientes têm grandes expectativas no que concerne à utilização das tecnologias emergentes na escola, havendo da parte dos professores a procura de uma aprendizagem agradável, flexível e fundamentalmente ajustada ao aluno. As atividades realizadas, suportadas em tecnologias emergentes de casting, ajudaram a compreender melhor as novas necessidades dos alunos e permitiram a dinamização de práticas em que os alunos assumiram um papel ativo na construção do seu próprio conhecimento, não se limitando a serem apenas consumidores mas também produtores de informação.
Higher education has gone through significant changes over the past decade triggered by the Bologna Process, the Lisbon EU strategy for the dissemination of practices and b-Learning, as well as initiatives and continuous learning programs. At the same time, we have witnessed a proliferation of technological devices and students getting increasingly technologically literate and consequently more demanding towards teachers and schools. Higher education institutions seek to follow the evolution adopting new strategies and methodologies in the classroom, trying to stimulate interactive and technologically driven learning methodologies. In these environments, there has been an increasingly higher adoption of casting technologies that potentially may contribute to carry changes and innovation for the teaching and learning processes of the various courses and subjects, the activities performed and a response to this emerging technological culture. This project focuses on the integration of podcasts, vodcasts, screencasts and emerging casting technologies in learning environments in higher education. It intends to assess the opinions, practices and expectations of students and teachers. This study began in the academic year of 2010/11 extending until the 1st half of the school year of 2011/12 and was developed at the Polytechnic Institute of Viseu (IPV) - School of Technology and Management of Lamego (ESTGL), being the target audience teachers and students. Students were exposed, gradually, to various teaching and learning strategies and to different types of content supported by casting tools. This progressive strategy was framed in a action-research methodology. Before and during the practical implementation of the study a workshop cycle of casting tools for teachers and students was carried with the main objective of presenting the tools and its features. As data collection instruments two surveys by questionnaire applied to teachers and students were used. The purpose was to identify expectations and practices for the promotion of teaching / learning in higher education, resulting from the integration of podcasts, Vodcasts, screencasts and emerging technologies of casting, by teachers and students. Based on the results gathered by the study, we can say that either teachers or students expressed interest in continuing to create and use multimedia content and considered a surplus-value the integration of emerging casting technologies in the teaching/learning context. On the other hand, both players have high expectations regarding the use of emerging technologies in school, with the teachers looking for enjoyable, flexible and fundamentally adjusted to the student learnings. The activities, supported in emerging casting technologies have helped to better understand the changing needs of students and allowed the promotion of practices in which students took an active role in building their own knowledge, not limited to be only consumers but also information producers.
Descrição: Doutoramento em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/18273
Aparece nas coleções: UA - Teses de doutoramento
DEP - Teses de doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Phd_DGuedes.pdf10.55 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.