Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18238
Title: A interação professor-aluno e aluno-aluno em contexto escolar: um estudo no 1º Ciclo do Ensino básico
Author: Ladeiro, Ariana Oliveira Silvestre
Advisor: Migueis, Marlene da Rocha
Keywords: Relações entre pares
Ambiente da aula
Ensino básico 1º ciclo
Técnicas pedagógicas
Ensino das ciências
Relações professor-aluno
Ensino do português
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Este Relatório de Estágio foi realizado no âmbito da Prática Pedagógica Supervisionada A2 em articulação com a unidade curricular de Seminário de Intervenção Educacional, tendo sido desenvolvido numa turma do 2º ano, do 1º Ciclo do Ensino Básico. O estudo que aqui apresentamos insere-se na temática da interação e teve como objeto de estudo “a interação professor-aluno e aluno-aluno na sala de aula no 1º Ciclo do Ensino Básico”. Por interação, neste contexto em particular, devemos entender a comunicação verbal ou não-verbal estabelecida entre dois ou mais intervenientes presentes na sala de aula, podendo esta relacionar-se, ou não, com os conteúdos que estão a ser lecionados. Com este estudo pretendíamos refletir sobre os tipos de interação presentes na sala de aula entre alunos e entre professor-aluno, nas áreas curriculares de Português e Matemática, bem como investigar as interações em ambas as áreas. Este estudo insere-se numa metodologia qualitativa descritiva e apresenta características de estudo de caso. No que respeita aos instrumentos de recolha de dados privilegiou-se a observação, as vídeo-gravações das interações entre aluno-aluno e professor-aluno e as notas de campo do investigador. Os resultados obtidos indicam-nos que existem mais interações na área curricular de português do que na área curricular de matemática, tanto entre aluno-aluno, como entre professor-aluno. Na interação professor-aluno, as interações de cariz cognitivo e emocional/social têm valores muito próximos; já na interação aluno-aluno, ocorrem mais interações ao nível emocional e social, e menos ao nível cognitivo, registando-se uma diferença muito acentuada entre estas. É importante que o professor fomente a interação em todas as áreas curriculares aos níveis cognitivo, emocional e social, uma vez que esta pode trazer benefícios para todos os alunos e para o professor, pois permite criar um ambiente saudável, próximo e propício ao desenvolvimento e aprendizagem dos alunos.
This Internship report was carried out within the A2 Supervised Pedagogical Practice in conjunction with the subject of Educational Intervention Seminar, with a 2nd grade class of Elementary School. The study presented here is part of the theme of interaction and had as study objective the "interaction teacher-student and student’s in the classroom in the first grades of Elementary School". By interaction, in this particular context, it should be understood as verbal and non-verbal communication between two or more participants in the classroom, having or not a direct relation to what is being taught. This study aims at observing and reflecting on the types of interactions present in the classroom between students, as well as the teacher-student interaction, in the subjects of Portuguese and Mathematics. Furthermore, the interactions in both these areas were investigated. This study is part of a descriptive qualitative methodology and presents case study characteristics. The tools for data collection focused on observations, video recordings of interactions between students and student-teacher and the researcher's field notes. The results obtained indicate that there is more interaction in the subject of Portuguese than in Mathematics, be it between students or teacher-student. In the interaction between teacher-student, the cognitive and emotional/social have very similar values; whereas, in the student’s interaction there are more interactions on an emotional and social level and less on a cognitive value, registering a very marked difference between them. It is important for the teacher to promote interaction in all curricular areas on a cognitive, emotional and social level, as this can bring benefits to all students and the teacher, because it creates a healthy, comfortable environment, conducive to learning and to student’s development. i
Description: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/18238
Appears in Collections:DE - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado



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