Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/18237
Título: O direito à não discriminação: um estudo em educação pré-escolar
Autor: Almeida, Catarina Rodrigues
Orientador: Portugal, Gabriela
Palavras-chave: Discriminação - Crianças
Educação das crianças
Desenvolvimento das crianças
Direitos das crianças
Educação pré-escolar
Data de Defesa: 2016
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, através da articulação de duas Unidades Curriculares, Seminário de Investigação Educacional e Prática Pedagógica Supervisionada, em torno da temática Direito à Não Discriminação. Sendo a educação pré-escolar essencial no processo de formação pessoal e social das crianças torna-se fundamental que seja assegurada uma formação de cidadãos de qualidade desde os primeiros anos de vida. Cabe ao Educador/Professor conceber abordagens pedagógicas que apoiem a construção de uma sociedade mais tolerante, solidária, altruísta, inclusiva e menos discriminatória. Nesta linha de pensamento, colocaram-se um conjunto de questões, sendo essas, base do estudo desenvolvido no contexto do nosso estágio em educação pré-escolar, e que se agruparam pela seguinte ordem: crianças em idade pré-escolar evidenciarão comportamentos discriminatórios? Como explorar a questão da não discriminação junto de um grupo de crianças em idade pré-escolar? Com vista a responder às questões, no contexto do nosso estágio, desenvolvemos um estudo de caso, com algumas características de investigação-ação qualitativa, com recurso à observação naturalística num não experimental de campo. Procedemos à análise de entrevistas semiestruturadas às crianças e questionários de autorrelato aos adultos. Atendendo à nossa última questão, “como explorar a questão da não discriminação junto de um grupo de crianças em idade pré-escolar”, como forma de explorar possíveis intervenções educativas, concebemos e desenvolvemos algumas iniciativas pedagógicas. A evidência recolhida permitiu concluir que as crianças do grupo evidenciavam alguns comportamentos discriminatórios ainda que percecionassem que a discriminação é negativa. No cômputo geral, os adultos consideram que por vezes as crianças apresentam comportamentos discriminatórios relativamente a diferenças culturais, como por exemplo, diferenças de tom de pele. Por isso, consideram que a forma comportamental do adulto é muito importante, em replicação de comportamento de imitação por parte da criança, sendo que este deve ser ajustado de forma a que a criança, em ato comportamental, formule uma atitude regular de tratamento independentemente da raça ou condição das outras crianças. Ainda, tentam sempre acompanhar, clarificar e promover relações de proximidade entre todas as crianças. Em relação às iniciativas pedagógicas implementadas, consideramos que o que a aplicabilidade a este grupo específico é positiva, sendo que terá de ser verificada em outros contextos não funcionando aparentemente com todos os grupos de educação pré-escolar, mas percebemos ser possível explorar desde a educação pré-escolar o direito à não discriminação, promovendo uma educação em cidadania.
This work was developed under the Master's Degree in Pre-School Education and Training of the 1st cycle of Basic Education, through the articulation of two curricular units, Educational Research Seminar and Supervised Teaching Practice, around the theme The Right to Non-Discrimination. Being pre-school education essential in the process of personal and social education of children it is essential that a quality training of citizens is ensured from the earliest years of life. It is for the educator and teacher devise pedagogical approaches that support the construction of a more tolerant, caring, altruistic, inclusive and less discriminatory society. In this line of thought, we put a set of questions, wich are the base of the study developed in the context of our stage in pre-school education, and were grouped in the following order: children in preschool shall show discriminatory behavior? how to work the issue of non-discrimination from a group of children in preschool age? In order to answer the questions in the context of our stage, we developed a case study, with some characteristics of qualitative research-action, using the naturalistic observation in a non-experimental field. We proceed to the analysis of semi-structured interviews with children and self-report questionnaires to adults. In view of our last question, "how to work the issue of non-discrimination from a group of children in preschool age" as a way to explore possible educational interventions, and so we design and develop some educational initiatives. Evidence gathered concluded that children in group evidenced some discriminatory behavior although they knew that discrimination is negative. Overall, adults consider that sometimes children have discriminatory behavior in relation to cultural differences, such as skin tone differences. So they consider that behavioral adult form is very important due child imitation behavior by replication, and this should be adjusted to the child in behavioral act formulates a regular attitude of treatment irrespective of race or condition of other children. Still, always try to keep up, clarify and promote close relationships between all children. Regarding implemented educational initiatives, we believe that the applicability to this specific group is positive, and must be verified in other contexts not working apparently with all groups of pre-school education, but perceive to be able to work and operate from pre-school education the right to non-discrimination, promoting education in citizenship.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/18237
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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