Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/18143
Título: A escrita e o erro em crianças cabo-verdianas do 1º ciclo do ensino básico: Portugal/Cabo Verde
Autor: Pereira, Rafael António da Silva
Orientador: Ançã, Maria Helena
Data de Defesa: 2004
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: A realidade social em que estamos inseridos, caracteriza-se por referências cada resumo vez mais plurais que trazem novas dificuldades na construção da identidade. Nesta linha de pensamento parece legítimo falar de escolas multiculturais em que a Educação Intercultural pode constituir um modelo organizador. Trata-se de uma Educação capaz de integrar a diversidade de referências que fazem parte da cultura das populações que acedem a escola, de promover a formação de um conjunto de (novas) competências necessárias a afirmação pessoal e social de cada indivíduo. É um modelo educativo que pode trazer beneficias para todas as crianças, mais específicamente com crianças provenientes de grupos socioculturais desfavorecidos. Neste sentido, é importante analisar se a pertença a grupos desfavorecidos faz aumentar a dificuldade de adaptação ao sistema escolar. Que consequências advêm de tal facto no processo de ensinolaprendizagern, no caso específico deste estudo, na aquisição da linguagem escrita. O presente estudo surge numa perspectiva de reconhecer o carácter específico da realidade sócio-linguística que envolve, de uma forma geral, os alunos cabo- -verdianos que li-equentarn escolas portuguesas, pois a relação entre a cultura portuguesa e cabo-verdiana integra um conjunto de elementos de afinidade, por um lado, e de contraste, por outro. Surge também, pela preocupação emergente da correcção de textos ao longo da minha prática docente com alunos cabo-verdianos. Tudo leva a crer que para estes alunos existem limitações a nível de contexto escolar relacionadas com os programas institucionalizados ou com princípios pedagógicos a eles subjacentes. Isto significa que existe a necessidade de se encontrarem estratégias pedagógicas específicas para cada contexto educativo, no caso, para o 1" Ciclo do Ensino Básico. Pensámos, desta forma, que a aprendizagem do Português em Cabo Verde, requer em primeiro lugar, o levantamento das necessidades de aprendizagem dos alunos no 1" Ciclo do Ensino Básico, com vista à delineação de estratégias de ensinolaprendizagern que permitam promover oportunidades para a construção das competências linguístico-comunicativas. Foi nesta perspectiva que escolhemos o tema " A Escrita e o Erro em alunos Cabo-Verdianos do 1" Ciclo do Ensino Básico - PortugaVCabo Verde, com vista a identificar e analisar algumas dificuldades básicas que estes alunos enfrentam no seu processo de aprendizagem do Português. A postura que neste trabalho se assume face aos modelos de educação para a diversidade não é a de um multiculturalismo passivo, ou seja, de uma atitude que apenas reconhece a diferença, mas que não é acompanhada de processos que permitam o seu real conhecimento e a interacção entre os diversos grupos. A postura que se assume é, sim, a de promover um conhecimento de cada cultura e de operacionalizar estratégias de interacção que gerem mudanças individuais e colectivas. Desejamos que as crianças de grupos sociais e culturais diversos sejam educadas para um bilinguismo cultural onde, simultaneamente com o conhecimento aprofundado da sua cultura de origem, desenvolvam atitudes de alteridade e de respeito pelo outro através do conhecimento de outras culturas.
The social reality in which we are involved characterizes itself by references each more plural that bring us new difficulties on the construction of an identity. This reality, which is linked to the complexity of the social structure and to the continuous social change, is expressed on the formation of an environment abstract characterized by references even more plural that bring new difficulties on the construction of a identity. In this way, it seems legal to talk about multicultural schools in which Intercultural Education can constitute an organizing model. It's about the capability of the Education integrate a diversity of references that take care of the culture of a population who has access to school, in promoting a training of a set of (new) competence necessary to personal and social personality of each individual. It's an educational model that can bring benefits for a11 children, especially for children corning fiom ill-favoured social-cultural groups. In this way, it's important analyse if belonging to these ill-favoured groups makes increase the difficulty in adapting the educational system. Specifically in this case study, which are the consequences that result fiom this teachllearn process in the acquisition of the written language? The present study emerges fiom a perspective in recognizing the specific character of the social-linguistic reality that involves, generally, the capeverdean students that attend portuguese schools once the relation between portuguese and cape-verdean's cultures integrates a set of affinity and contrast elements. It appears also by the emergent aim in correcting texts in the course of my teaching practice with cape-verdean students. It seems to believe that for these students there are limitations as far as educational leve1 is concerned and that are related with institutionalized syllabuses or educational principies underlying them. This means that there is a need of meeting specific educational strategies for each educate context, in this particular case, the primary school. In addition, we think that Portuguese learn's system in Cape Verde Islands requires information about learn's system needs Çom primary schoolrs students in view of draw teachllearn's strategies that permit promoting opportunities to a construction of linguistic-communicate's competence. In this perspective, we chose the subject " A Escrita e o Erro em alunos Cabo- -Verdianos do 1." Ciclo do Ensino Básico - Portugal/ Cabo Verde" with the goal of identifying and analysing some of the basic difficulties that these students face in their Portuguese learn's process. The attitude that this work assumes towards the educational models for the diversity it's not one of a passive multiculturalism, I mean, an attitude that merely recognizes the difference that has anything to do with processes that permit its real knowledge and the interaction between various groups. In this work the attitude assumed is to promote a lmowledge of each culture and operate strategies of interaction that lead to individual and collective changes. We wish that children from all over social and cultural groups are educated to face a bilingual culture where, simultaneously with a deep knowledge of their own culture, can develop attitudes of respect towards other and different individual by the knowledge of other cultures.
Descrição: Mestrado em Didáctica de Línguas
URI: http://hdl.handle.net/10773/18143
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese.pdf49.28 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.