Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/18100
Title: Construção e implementação de uma plataforma virtual de apoio à preparação física e psicológica na prática do instrumento: a tuba
Author: Novo, Xavier Dias Ferreira
Advisor: Santana, Helena
Keywords: Tuba - Ensino
Ensino de música
Exercício físico
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Após uma reflexão quanto aos métodos utilizados na rotina diária da preparação física e psicológica dos instrumentistas de sopro de metal e a escassa literatura em português dos manuais que poderia implementar na disciplina de instrumento - Tuba, surgiu a ideia de construir uma plataforma virtual de apoio à preparação física e psicológica, para os alunos do ensino básico e secundário dos cursos de música, em regime articulado e supletivo, que conferisse a possibilidade de aceder a diversos conteúdos tais como: a preparação do corpo, a respiração e a vibração dos lábios. Mais especificamente, no trabalho debate-se a presença da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) no ensino, descreve-se a criação, a implementação e a administração de uma plataforma virtual de apoio intitulada “Aprendendo para tocar, tocar para aprender” e a sua experiencia com os alunos da classe de tuba do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian. A criação de atividades para aos alunos, teve como objetivo incutir rotinas na preparação física e psicológica, instruir os alunos e expandir o ambiente de aprendizagem. Com a procura de estratégias e soluções que otimizem a disciplina de tuba, considero que a realização da plataforma revelou ser vantajosa e viável, auxiliando os alunos e ampliando a transmissão dos conteúdos abordados em diferentes ambientes de aprendizagem.
The scope of the present paper is on the physical and psychological preparation of music students who study tuba. A very limited amount of Portuguese-written methods that focus on the daily warming-up routine of tuba players exist. Therefore, the idea raised of creating a support platform, with a wide diversity of content on the subject of warming-up, for tuba players from the 1st until the 8th grade of the Portuguese music education system. More specifically, the present paper discusses the use of technology in order to inform and communicate in the field of teaching, and describes the creation of the support platform with the title ´Learning to play, playing to learn´ and its use with students of the tuba class of the Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian. Continuously looking for strategies and solutions that may optimize the discipline of tuba, the realization of the platform reveals to be viable and useful. The support platform expands the transmission of content in order to support the daily warming-up routine of the students.
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/18100
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação vf_Xavier Novo 63768 (1).pdf3.36 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.