Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/18017
Título: O jogo nos espaços exterior e interior em jardim de infância: um estudo de caso
Autor: Moura, Joana de Freitas
Orientador: Migueis, Marlene da Rocha
Palavras-chave: Áreas de recreio
Observação (Métodos pedagógicos)
Comportamento lúdico infantil
Espaço exterior
Jogos
Educação pré-escolar
Data de Defesa: 2016
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: O presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito das unidades curriculares de SIE e PPS, integrada no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade de Aveiro. Tínhamos como objetivo do trabalho investigar sobre o jogo nos espaços exterior e interior em Jardim de Infância. As principais linhas orientadoras do quadro teórico assentam nas conceções de jogo e espaços no jardim de infância. Jogo é o processo em que a criança tem a liberdade de explorar, investigar e experienciar o espaço físico e social sem constrangimentos. Quando o ser humano joga, realiza uma atividade. Este estudo insere-se numa metodologia de natureza qualitativa e interpretativa. Os participantes foram 4 crianças com 3, 4, 5 e 6 anos de idade, sendo 3 do sexo feminino e 1 do sexo masculino. A recolha de dados foi efetuada entre os meses de outubro e dezembro de 2015, através dos registos escritos e de vídeo gravações das atividades. O objeto de estudo é investigar o jogo nos espaços exterior e interior em Jardim de Infância e tem como objetivos específicos identificar os diferentes tipos de jogos no espaço interior e identificar os diferentes tipos de jogos no espaço exterior. Dos resultados obtidos, verificámos que os jogos identificados no espaço interior foram os jogos dramáticos, os jogos construtivos e o jogo funcional. Já no espaço exterior, os jogos identificados foram o jogo de regra, o jogo exploratório e os jogos funcionais. Para além disso, as crianças, nos momentos de observação, utilizaram mais o espaço interior do que o espaço exterior, mesmo quando lhes era dada oportunidade de irem para o exterior. Podemos assim inferir que o espaço exterior não é um espaço desafiador e que desperte o interesse e ação da criança. A preferência da criança pelo espaço interior pode ser explicada pela diversidade de materiais e áreas de atividade. É importante que os espaços estimulem experiências diversas com vários materiais e objetos desafiadores.
This internship report was done within the curricular activities SIE and PPS, part of the Master's Degree in Pre-School Education and Training of the 1st cycle of Elementary School, of the University of Aveiro. Our goal was to investigate the work on the game in the outer and inner spaces in kindergarten. The main guidelines of the theoretical framework are based on the notions of game and spaces in kindergarten. Game is the process in which the child has the freedom to explore, investigate and experience the physical and social space without constraints. When the human being plays, he performs an activity. This study is part of a qualitative and interpretative methodology. Participants were 4 children 3, 4, 5 and 6 years old, 3 females and 1 male. Data collection was conducted between October and December 2015, through written records and video recordings of activities. The object of this study is to investigate the game in outer and inner spaces in kindergarten and its specific purpose is to identify the different types of games in the interior space and to identify the different types of games in outer space. From the results, it was found that the games identified in the internal space were dramatic games, constructive games and functional games. In the outer space, the identified games were the rule games, the exploratory games and the functional games. Besides that, during the observation period, children had rather use inner space instead of outer space, even when they were given the opportunity to go outside. We can thus infer that the outer space is not a challenging space and does not promote the interest nor the action of the child. The preference of the child for inner space can be explained by the diversity of materials and areas of activity. It is important that the spaces encourage diverse experiences with various materials and challenging objects.
Descrição: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10773/18017
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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