Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/18003
Título: | Hitchcock's films on the couch: Freudian and Lacanian readings of symbolic space |
Outros títulos: | Os filmes de Hitchcock no sofá: leituras Freudianas e Lacanianas do espaço simbólico |
Autor: | Poole, Mark William |
Orientador: | Barker, Anthony |
Palavras-chave: | Cinema - Simbologia Estudos culturais Psicanálise |
Data de Defesa: | 2017 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | Alfred Hitchcock realizou cinquenta e três filmes num período de cinquenta
anos. Perante um corpus tão vasto e um interesse, popular e académico,
contínuo na sua obra, um dos objetivos desta tese é tentar descobrir quais as
componentes dos seus filmes que conduziram a este fascínio.
Consequentemente, esta tese pretende refletir, através de uma análise que
utiliza metodologias psicanalíticas, sobre dezanove destes filmes e elementos
que neles se repetem. A abordagem psicanalítica foi escolhida para perceber
se existe um uso coerente de certos elementos que cria um significado
simbólico nos filmes em discussão. Haverá elementos usados de forma
consistente, com um significado simbólico estável que podem ser interpretados
simbolicamente da mesma forma em dois ou mais filmes? E, caso contrário,
que diferenças de significado se nos põem?
Esta análise é baseada em elementos estruturais repetidos na mise-en-scène
dos filmes, tais como escadarias ou quartos de dormir, que foram usados como
termos gerais com o intuito de facilitar a investigação dos méritos simbólicos
que estes, e outras componentes relacionadas, possuem. As metodologias
psicanalíticas usadas incluem conceitos-chave de Sigmund Freud, como o
Ego, o Superego e o Id, e de Jacques Lacan, como o Imaginário, o Simbólico e
o Real. Ao usar os conceitos que estes dois pensadores psicanalíticos
desenvolveram, é esperado que certos padrões simbólicos e temáticos nos
filmes de Hitchcock que foram no passado sub-explorados, surjam para uma
discussão mais alargada Alfred Hitchcock made fifty-three feature films over a fifty-year period. In view of such a large corpus and continued popular and academic interest in his work, one of the aims of this thesis is to attempt to discover what components in his films have led to such an interest. As a result, this thesis considers, through an analysis using psychoanalytic methodologies, nineteen of these films and elements which are repeated across these films. This psychoanalytic approach has been chosen to examine if there is a coherent use of certain elements to create symbolic meaning in the films under discussion. Namely, are there elements that can be interpreted symbolically being used consistently with the same stable symbolic meaning in two or more films? And if not, what differences in meaning are there? To aid with this analysis, repeated structural elements in the films’ mise-enscène, such as staircases or bedrooms, have been explored to investigate the symbolic readings they and other related components might offer. The psychoanalytic methodologies being used include key concepts of Sigmund Freud and Jacques Lacan, such the former’s Ego, Superego and Id and the latter’s Imaginary, Symbolic and Real. By using these, and other concepts these two psychoanalytic thinkers developed, it is hoped that certain symbolic and thematic patterns in Hitchcock’s films that have previously been underexplored can be brought to light and discussed. |
Descrição: | Doutoramento em Estudos Culturais |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/18003 |
Aparece nas coleções: | UA - Teses de doutoramento DLC - Teses de doutoramento |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.