Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17970
Title: Formar para a diversidade linguística e cultural na educação infantil: possibilidades de construção de conhecimento profissional
Other Titles: Educating teachers for linguistic and cultural diversity in the early years: possibilities for the development of professional knowledge
Author: Lourenço, Mónica
Andrade, Ana Isabel
Martins, Filomena
Keywords: Educação Infantil
Diversidade Linguística e Cultural
Formação de Professores
Conhecimento Profissional
Issue Date: 2017
Publisher: IFSP - Itapetininga, FoPeTec
Abstract: Num mundo globalizado, marcado por avanços tecnológicos, pela mobilidade de pessoas e bens e pelas migrações, é fundamental repensar e intervir na formação de professores. Essa intervenção passa, necessariamente, pela conceção e operacionalização de programas de formação que, por um lado, promovam uma compreensão mais integrada da diversidade linguística e cultural e das questões mundiais, e, por outro lado, auxiliem os professores a desenvolverem práticas mais capazes de educar as crianças para (com)viverem e agirem em sociedades plurais e em permanente mudança. Neste enquadramento, este estudo visa compreender como é que o trabalho em torno da diversidade linguística e cultural permite desenvolver as dimensões do conhecimento profissional de professoras de educação infantil em formação inicial. Para esse efeito, foram analisados os relatórios finais de estágio produzidos pelas formandas, com incidência nos seus discursos sobre os projetos de tipo investigação-ação desenvolvidos em contextos de educação infantil, bem como nas aprendizagens que realizaram. Os resultados alcançados permitem concluir que as formandas construíram conhecimento profissional, tendo aproveitado o tratamento didático da diversidade linguística e cultural para aprofundarem o seu conhecimento sobre o currículo, sobre o contexto, sobre as crianças e sobre si próprias, numa clara compreensão das finalidades e valores da educação.
In a globalised world, characterised by technological advances, mobility of people and goods and migration, it is fundamental to rethink and intervene in teacher education. This intervention necessarily involves the design and operationalisation of teacher education programs that, on the one hand, promote a more integrated understanding of linguistic and cultural diversity and global issues, and, on the other hand, help teachers to develop practices that are more capable of educating children to live together and act in plural and constantly changing societies. In this context, this study aims to understand how the work around linguistic and cultural diversity may contribute to the development of several dimensions of the professional knowledge of early years’ student teachers. To this end, the final traineeship reports produced by the student teachers were analysed, focusing on their discourses on the action research-type projects developed in the context of early childhood education, as well as on their learning achievements. The results allow us to conclude that the student teachers have developed their professional knowledge, seizing the opportunity of working with linguistic and cultural diversity to broaden their knowledge of the curriculum, of the school context, of the children and of themselves, in a clear understanding of the aims and values of education.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/17970
ISSN: 2447-8288
Publisher Version: http://itp.ifsp.edu.br/ojs/index.php/RIFP/article/view/619
Appears in Collections:DEP - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lourenço et al (2017) Formar para a diversidade linguística e cultural.pdfDocumento principal544.08 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.