Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17963
Title: Recursos digitais de apoio ao ensino em organização e tratamento de dados (2º e 3º ciclos)
Other Titles: Digital resources for Junior High School students in statistics
Author: Lemos, Maria Ester Malheiro Barbosa de
Advisor: Cruz, João Pedro Antunes Ferreira da
Hall, Andreia
Keywords: Matemática para professores
Estatística
Recursos digitais
Aprendizagem interactiva
Ensino assistido por computador
Didáctica da matemática - Ensino básico
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo tem por base um enquadramento teórico no âmbito do ensino-aprendizagem, em particular, no ensino dos conteúdos lecionados de Organização e Tratamento de Dados, no 2o e 3o ciclos do Ensino Básico, aferindo as conexões existentes ao nível da conceção de recursos educativos digitais e a sua utilização em contexto educativo. Assim, pretende-se analisar a contribuição das tecnologias como suporte à dinamização de processos de aprendizagem inovadores e autónomos para os alunos, bem como evidenciar as vantagens e dificuldades sentidas pelos professores aquando da elaboração e implementação de estratégias pedagógicas associadas à utilização de plataformas online especificamente concebidas para apoiar este tipo de processo. Este estudo disponibiliza, também, um constructo efetivo de recursos digitais, com exercícios parametrizados de escolha múltipla, elaborados no âmbito do software MEGUA, com recurso à utilização da plataforma Sage Mathematics. Pretende-se, desta forma, contribuir para a existência de um quadro de recursos, que podem ser desenvolvidos em sistemas de ensino à distância, como é o caso do SIACUA, plataforma aberta, que permite o acesso livre online a diversos exercícios de escolha múltipla, incluindo propostas de resolução dos mesmos. Os resultados obtidos com o desenvolvimento de recursos digitais específicos para determinadas matérias curriculares contribuem para a diversificação das estratégicas pedagógicas adotadas pelos professores, no sentido de melhorar o processo ensino - aprendizagem e suscitando um maior interesse dos alunos pelos temas em estudo.
This study is based on a theoretical framework in teaching and learning, particularly in the contents of Data Analysis Statistics, a subject taught at the second and third cycles (equivalent to junior high school, key stages 2 and 3, grades 5 to 9), assessing the level of the existing connections in the design of digital educational resources and their use in an educational context. Thus, the objective is to analyse the contribution of technology to the implementation of innovative and autonomous learning processes for students, as well as highlight the advantages and difficulties experienced by teachers in the design and employment of pedagogical strategies associated to the use of online platforms specifically designed to support this kind of process. It also aims to provide an effective construct of digital resources with multiple choice parameterized exercises, prepared under the MEGUA software, with the use of Sage Mathematics platform. Therefore, this study intends to contribute to a resources structure that can be developed in distance learning systems, such as the SIACUA, an open platform that allows free online access to various multiple choice exercises including proposals for solving them. The results obtained with the development of digital resources specific to certain curricular subjects contribute to the diversification of pedagogical strategies adopted by teachers to improve the teaching - learning process and increase the student interest in the study subjects.
Description: Mestrado em Matemática para Professores
URI: http://hdl.handle.net/10773/17963
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DMat - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ester2014_final.pdf1.53 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.