Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17947
Title: A WWW e o desenvolvimento de competências transversais e específicas: um estudo no 1º ciclo do ensino básico sobre educação ambiental
Author: Lobo, Inês Maria Barros Costa
Advisor: Cabrita, Isabel
Keywords: Internet
Desenvolvimento das competências
Ensino multimédia
Tecnologia da educação
Defense Date: 2004
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A literacia tecnológica bem como uma adequada formação sobre questões ambientais revelam-se imprescindíveis, desde os anos iniciais de escolaridade, para o exercício de uma cidadania activa, consciente e responsável. Neste contexto, a presente dissertação de Mestrado resulta de um estudo realizado no 1º Ciclo do Ensino Básico, no ano lectivo de 2003/2004, que perseguiu, como principal finalidade avaliar o impacte da WWW no desenvolvimento de apetências e competências, transversais e específicas, tecnológicas e relacionadas com a Educação Ambiental - separação de resíduos domésticos. Para tentar dar resposta às questões de investigação subjacentes, optou-se por um ‘estudo de caso’ e pelo tratamento, essencialmente, qualitativo dos dados recolhidos. A experiência envolveu uma turma de 18 crianças do 2º ano de escolaridade, cuja professora era a própria investigadora. As sessões de pesquisa na Web, em díade ou individualmente, decorreram na biblioteca da escola e, com base num estudo piloto efectuado, foram organizadas em dois momentos distintos – uma sessão de cerca de 45 minutos de introdução à WWW orientada pela investigadora e três sessões com aproximadamente 45 minutos cada de pesquisa sobre o tema em estudo. Para a recolha de dados usaram-se as técnicas de inquérito e de observação (directa), as quais foram suportadas por vários instrumentos, a saber: um Questionário de Identificação preenchido, pelos Encarregados de Educação; um Questionário Inicial e um Questionário Final preenchidos pelos alunos; uma grelha de registo dos aspectos essenciais captados em vídeo durante a realização de um pré e de um pós-teste; uma grelha de observação da exploração da Web; um diário de bordo; documentos produzidos pelos alunos e outros artefactos considerados significativos e entrevistas, pontuais, semiestruturais a algumas crianças. Da análise dos resultados, concluiu-se que a exploração de sites da Internet, prévia e criteriosamente seleccionados pela investigadora e de outros a que os alunos acediam livremente, contribuiu para uma aprendizagem eficaz e efectiva, porque significativa, permitindo o desenvolvimento de diversas apetências e competências por parte dos alunos do 1º C.E.B. principalmente de navegação na Internet, de selecção de informação pertinente, de organização de informação, de construção de conhecimento relacionado com a Educação Ambiental, de cooperação e relacionamento interpessoal entre colegas e professor.
Technological literacy as well as an adequate education on environmental issues are indispensable, from the very early years of schooling, for the exercise of an active, conscious and responsible citizenship. In this context, the present MA dissertation results from a study conducted in the 1st Cycle of Basic Education, in the academic year of 2003/2004, and that pursued as its main goal to evaluate the impact of the WWW on the development of transversal and specific aptitudes and skills, both technological and related to Environmental Education on the topic of domestic waste separation. To find answers for the research questions put forward we opted for a case study and, essentially, for the qualitative treatment of the data collected. The experiment involved a class of 18 children in grade 2 whose teacher was simultaneously the researcher herself. Dyadic or individual Web search sessions were conducted in the school library and, based on a previously conducted pilot study, organised in two different moments – one session of about 45 minutes for introduction to the WWW and three sessions of the same length each for searches on the selected topic, all conducted by the researcher. For the collection of data questionnaire and direct observation techniques were used, supported by several instruments: an Identification Questionnaire to be filled in by parents; an Initial and a Final Questionnaire to be filled in by the pupils; a form for registering essential aspects captured on video during the course of the pre- and post-tests; an observation form for the Web searches; a log-book; documents and other significant artefacts produced by the pupils and semi-structured interviews conducted with some of the children. From the analysis of results we conclude that the exploration of Internet sites that are previously and criteriously selected and of others that are freely accessed by the pupils, contributed towards effective learning given their significant nature, allowing the development of diverse aptitudes and skills on the part of pupils, mainly browsing the Internet, selection of pertinent information, organisation of information, construction of knowledge related to Environmental Education, interpersonal cooperation and relating to colleagues and teacher.
Description: Mestrado em Multimédia em Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/17947
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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