Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/10773/17924
Título: | Estratégias de ensino a alunos adultos em iniciação ao violino |
Autor: | Quintas, Daniela Dahmen |
Orientador: | António Vassalo Lourenço |
Palavras-chave: | Violino - Ensino Estrategias de aprendizagem - Adultos |
Data de Defesa: | 2016 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | A aprendizagem em idade adulta, conhecida como
Andragogia, é um assunto que tem vindo a ser estudado com
maior rigor nas últimas décadas, tornando-se assim um tema de
interesse para psicólogos, teóricos de educação e investigadores.
Já no que diz respeito ao ensino da música em adultos, não
parece haver o mesmo interesse por parte dos pedagogos da
área, pelo que este é um campo para onde não existe ainda
informação substancial e que necessita, e se justifica, ser mais
explorado.
O presente estudo tem como foco principal o
desenvolvimento de estratégias de ensino destinadas a alunos
que iniciam a aprendizagem do violino em idade adulta, com o
objetivo de solucionar problemas técnicos dos mesmos, através
de estratégias aplicadas em sala de aula.
Pretendeu-se, através da observação crítica de vídeos
aplicados a alunos e da análise de inquéritos direcionados a
professores de violino, verificar se as estratégias aplicadas aos
mesmos tiveram resultados positivos na sua performance.
Este assunto torna-se cada vez mais pertinente devido ao
facto de se notar um aumento de participação de adultos em
atividades musicais e da procura de aulas de música, por parte
de indivíduos que já não estão em idade escolar. Learning at an adult age, known as Andragogy, is a subject that has been rigorously more studied in the past decades, becoming this way a subject of interest for psychologists, education theorists and researchers. In what concerns the teaching of music to adults, pedagogues of this area seem not to have the same interest, wherefore this is a field for which there still isn't substantial information and that justifiably needs more research. The main subject of this study is the development of teaching strategies for students that are starting to learn violin at an adult age, aiming to solve their technical problems through the implementation of strategies in the classroom. It intends to verify if, through the critical observation of videos applied to students and the analysis of surveys directed to violin teachers, the applied strategies have positive results in their performance. This subject is becoming more and more pertinent, due to the noticeable fact that there is a higher number of adult participants in musical activities and the demand for music lessons by people who are already out of schooling age. |
Descrição: | Mestrado em Ensino de Música |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/17924 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DeCA - Dissertações de mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
284494.pdf | 2.6 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.