Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17896
Title: Recursos digitais de apoio ao ensino das funções exponencial e logarítmica
Author: Monteiro, Filipe Nunes
Advisor: Seabra, Dina Fernanda da Costa
Oliveira, Maria Paula de Sousa
Keywords: Matemática para professores
Didáctica da matemática - 12º Ano
Ensino assistido por computador
Planeamento de currículos
Funções logarítmicas
Recursos digitais
Funções exponenciais
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Pretende-se com este trabalho a criação de exercícios parametrizados, recorrendo a software \open source", sobre as funções exponencial e logarítmica, para a disciplina da Matemática do 12.o ano de escolaridade, tendo por base as Metas Curriculares da Matemática para o Ensino Secundário. A construção destes recursos digitais de apoio ao ensino, proporciona aos alunos materiais para um estudo continuado, potenciando novas oportunidades de aprendizagem, conduzindo deste modo a uma maior consolidação de conhecimentos e autonomia no estudo, nomeadamente pelo feedback imediato que o aluno recebe ao responder a uma dada questão, usando uma plataforma de apoio ao ensino. Ambiciona-se ainda com este trabalho, dar a conhecer a base de programação dos exercícios parametrizados criados, através da construção de um complemento ao tutorial existente para introdução a programação Python/Sage, como auxiliar na aprendizagem desta linguagem. Descrevem-se neste documento alguns dos procedimentos utilizados na construção dos exercícios criados, com o objetivo de facilitar a novos utilizadores a criação de outros exercícios.
The aim of this study is to create parameterized exercises, using open source software on exponential and logarithmic functions for the subject of Mathematics for the 12th grade, based on the Mathematics Curricular Goals. The construction of these digital resources to support teaching, provides materials for continuous study, fostering new learning opportunities, thereby leading to a greater knowledge consolidation and autonomous study, including the immediate feedback that students receive after an answer on a given matter. The questions are available on a online platform to support teaching. Another aim of this study was to disclose the programming basis of parameterized exercises created, through the construction of an introductory tutorial on programming on Python/Sage, as an aid in learning this language. In this tutorial some of the procedures used in the construction of exercises are described in order to facilitate the creation of new exercises, by unexperienced users.
Description: Mestrado em Matemática para Professores
URI: http://hdl.handle.net/10773/17896
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DMat - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese de Filipe Nunes Monteiro.pdf1.33 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.