Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17880
Title: A importância e a eficácia da utilização de exercícios de semi-oclusão do trato vocal na preparação vocal de coros
Author: Ribeiro, Joana Maria Dias
Advisor: Lourenço, António José Vassalo Neves
Keywords: Técnicas vocais
Exercícios vocais
Performance musical
Acústica musical
Coros
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Sendo a prática de exercícios de aquecimento vocal importante para uma boa preparação performativa vocal, também na preparação vocal da disciplina de Classe de Conjunto é importante que seja realizado um trabalho vocal nesse sentido. O presente estudo constitui uma tentativa de verificar se um plano específico de aquecimento vocal produziria melhorias na performance vocal conjunta. Neste sentido, foram realizadas duas gravações com um ensemble vocal constituído por 6 alunos, espaçadas por um período de 3 meses. Entre a primeira e a segunda gravações foi aplicado um trabalho específico de técnica vocal através de exercícios específicos de semi-oclusão do trato vocal. Paralelamente com um outro grupo também constituído por 6 alunos, a que se chamou grupo de controlo, foram também realizadas duas gravações, sendo que a este grupo não foi realizado trabalho específico de técnica vocal como tinha sido com o outro grupo. Cada ensemble gravou em cada gravação, as mesmas duas peças, uma em uníssono e uma a três vozes. Como ferramenta de obtenção de dados foi realizado um questionário a professores de canto, de Classe de Conjunto vocal e a maestros de coros amadores, no sentido de identificarem se houve evolução na qualidade da performance de ambos os grupos entre a primeira e a segunda gravação relativamente às duas peças. Após dados recolhidos, pretende-se perceber se algum dos grupos demonstrou maior evolução e se essa evolução corresponde ao grupo onde foram aplicados os exercícios específicos de semioclusão do trato vocal.
Warm-up exercises are important in preparing for vocal performances, and also in vocally preparing for a classroom choir. This study aimed to verify whether a specific plan for vocal warm-ups would lead to improvements in group vocal performances. Thus, two recordings were made of a vocal ensemble comprised of 6 pupils, over a three month period. Between the first and the final recordings, a specific plan for developing vocal technique was applied, specifically featuring semi-occlusive exercises for the vocal tract. In parallel, recordings were also made of another group, also comprised of 6 students, called the control group that did not engage in any specific vocal technique, in contrast with the other group. Each ensemble recorded the same two pieces, one in unison, and one in three parts. In order to obtain data, questionnaires were administered to the singing teachers, the participants in the group music class and to conductors of amateur choirs, to identify whether there was an evolution in the quality of the performance of either group between the first and second recording, in either of the two pieces. Based on the collected data, the aim is to understand whether either group demonstrated a greater evolution, and whether this evolution corresponds to the group to which specific semi-occlusive exercises of the vocal tract were applied.
Description: Mestrado em Ensino de Música
URI: http://hdl.handle.net/10773/17880
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado



FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.