Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17827
Title: Atividades práticas em astronomia
Author: Santos, Lucília
Sá, Cristina Maria
Keywords: Astronomia
Atividades práticas
Formação de professores
Issue Date: 2015
Abstract: Apresenta-se um estudo que emerge das dificuldades sentidas pelos professores ao nível da formação e da falta de recursos inovadores, para o ensino e aprendizagem dos conteúdos de Astronomia, presentes no programa da disciplina de Estudo do Meio, no 1º CEB. Sendo uma área que desperta admiração e interesse em alunos e professores, compete à escola proporcionar atividades práticas que permitam construir conhecimento cientificamente aceite para os fenómenos não observáveis que, de outra forma, originam conceções alternativas cedo na infância e se prolongam pela vida adulta. Neste sentido, através de uma metodologia quasi-experimental foi implementada uma oficina de formação em atividades práticas de Astronomia. Os resultados obtidos pelo grupo experimental foram comparados com os do grupo de controlo. Para a recolha de dados foi aplicado um questionário em situação de pré e pós implementação. Participaram 42 professores em exercício de funções letivas num agrupamento de escolas situado no litoral norte de Portugal. A investigação teve como objetivos: (i) demonstrar com exemplos concretos possíveis formas de trabalhar os conteúdos programáticos de Astronomia numa perspetiva CTSA e interdisciplinar; (ii) divulgar sequências didático-pedagógicas e atividades práticas inovadoras; (iii) conhecer as conceções alternativas dos professores e verificar se estão de acordo com as descritas na literatura; (iv) verificar se a ação de formação produz mudanças significativas para ajudar a ultrapassar as dificuldades sentidas. A análise dos dados revelou que os participantes possuíam conceções alternativas análogas às identificadas na literatura e após a realização da formação proposta denotaram uma mudança significativa em alguns dos conceitos de Astronomia.
It presents a study that emerges from the difficulties experienced by teachers, the level of professional development and lack of innovative resources for teaching and learning of astronomy content, present in the program of Estudo do Meio discipline, in the primary school. Being an area that arouses admiration and interest in students and teachers, it is up to the school to provide practical activities which make it possible to build scientifically accepted knowledge for the unobservable phenomena that would otherwise originate alternative conceptions in childhood extend through adulthood. In this sense, a quasi-experimental methodology was implemented with a professional development course in practical activities of Astronomy. The results obtained by the experimental group were compared with those of the control group. For data collection applied a questionnaire, in pre and post implementation situation. Participated in action 42 in-service teachers of a group of schools located in the northern coast of Portugal. The investigation had as objectives: (i) demonstrate with concrete examples, possible ways to work the themes of Astronomy, according to curriculum guidelines in CTSA and interdisciplinary perspective; (ii) disclose didactic and pedagogical sequences and innovative hands-on activities; (iii) to know the teachers’ alternatives conceptions and verify that conform to those described in the literature and (iv) verify that professional development produces significant changes to help overcome the difficulties. The analysis of data revealed that participants had alternative conceptions similar to those identified in literature and presented a significant change in some concepts of Astronomy.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/17827
ISSN: 1646-2335
Publisher Version: http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/8724
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ATIVIDADES PRÁTICAS EM ASTRONOMIA.pdf6.57 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.