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Title: Que competências para a formação superior em gestão hoteleira? A perspetiva de diretores de curso do ensino superior politécnico em Portugal
Author: Melo, António
Gonçalves, Manuela
Keywords: Competências
Ensino superior
Gestão hoteleira
Issue Date: 2015
Abstract: A articulação entre as competências promovidas nos indivíduos pelo sistema de ensino- formação e aquelas que são exigidas pelo sistema de emprego-trabalho constitui uma problemática relevante na atualidade, mas ainda pouco explorada na investigação científica, em Portugal, sobre o caso específico das atividades ligadas à Gestão Hoteleira. Enquadrado nesta problemática, o estudo que agora se apresenta visa expor e discutir as perspetivas dos diretores de curso das licenciaturas em Gestão Hoteleira, do ensino superior público português, sobre: i) as caraterísticas dos planos de estudo que ministram, ii) as competências que se julgam necessárias e que são valorizadas nesses planos de estudo e iii) de que forma diferentes contextos contribuem para o desenvolvimento dessas competências. Com uma metodologia qualitativa, o estudo apoia-se na realização de entrevistas estruturadas e na análise de conteúdo das informações obtidas. Os resultados permitem destacar um conjunto de competências técnicas e transversais requeridas aos estudantes, bem como identificar o contributo dos diferentes contextos para o desenvolvimento das mesmas.
The link between skills enhanced in individual through the educational system and those required by the employment/work system is a relevant issue nowadays but it is still not well explored enough in scientific research in Portugal, concerning the specific case of professional activities within Hospitality Management. The present study aims to expose and discuss the points of view from the degree coordinators of Hospitality Management bachelors from public Portuguese polytechnic higher education institutions about: i) the profile of their curricula plan, ii) the skills required and valued in those curricula and iii ) how different contexts contribute to achieving those skills.. With a qualitative methodology, the study relies on structured interviews and content analysis of the information. Results let out a number of hard and soft skills required from students and as well as identifying the way some contexts contribute to developing them.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/17825
ISSN: 2183-0800
Publisher Version: http://www.isce-turismo.com/revista-cientifica/
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