Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17821
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorTavares, Ritapt
dc.contributor.authorLaranjeiro, Maria Dionísiapt
dc.contributor.authorOliveira, Davidpt
dc.contributor.authorFerraz, Clarice Vanderleipt
dc.contributor.authorPombo, Lúciapt
dc.date.accessioned2017-06-14T15:12:12Z-
dc.date.available2017-06-14T15:12:12Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn1647-3582pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/17821-
dc.description.abstractCom o presente artigo pretende-se apresentar uma proposta de um módulo de formação para Educação a Distância na área da Literacia da Informação – Pesquisa e seleção de fontes de informação científica, tendo como público-alvo alunos do 1º ano do 2.º Ciclo do Ensino Superior. Para tal, foi aplicado um inquérito por questionário a uma equipa de formação na área da Literacia da Informação de uma Biblioteca Académica de uma universidade portuguesa. O objetivo foi conhecer as metodologias e ferramentas privilegiadas num módulo de formação livre e de curta duração sobre Literacia da Informação, cruzando os dados aferidos com documentação de referência e estudos (inter)nacionais no âmbito temático. O principal resultado da investigação é a conceptualização de um módulo de formação no âmbito definido, beneficiando das possibilidades de disponibilidade e portabilidade que a Educação a Distância proporciona.pt
dc.description.abstractWith this paper we intend to present a proposal for a Distance Education training module in Information Literacy – Research and selection of scientific information sources for Higher Education students of 1st year of 2nd Cycle. Thus, it was applied a questionnaire to a team of training on Information Literacy of a Portuguese University Academic Library. The aim was to understand the methodologies and tools privileged for a free and short duration training module for this subject, crossing measured data with reference documentation and (inter)national studies. The main result of this study is the conceptualization of a training module within the defined framework, with the benefits of availability and portability possibilities that Distance Education provides.pt
dc.description.abstractCon este artículo pretendemos presentar una propuesta de un módulo de formación para la Educación a Distancia en el área de la Alfabetización Informacional - Investigación y selección de fuentes de información científica, para los estudiantes del primero año del segundo ciclo de la Educación Superior. Para eso, se aplicó un cuestionario a un equipo de formación en el área de la Alfabetización Informacional de una Biblioteca Académica de una universidad portuguesa. El objetivo fue comprender las metodologías y herramientas privilegiadas en un módulo de formación corto y gratuito en Alfabetización Informacional, cruzando los datos medidos con la documentación de referencia y estudios (inter)nacional es del nivel temático. El principal resultado de la investigaciones la conceptualización de un módulo de formación en el ámbito definido, que se beneficia de las posibilidades de disponibilidad y portabilidad que la Educación a Distancia ofrece.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiro, Centro de Investigação em Didáctica e Tecnologia na Formação de Formadorespt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectEducação a Distânciapt
dc.subjectEnsino Superiorpt
dc.subjectInternetpt
dc.subjectLiteracia da Informaçãopt
dc.titleLiteracia da informação no ensino superior: proposta de módulo de formação em educação a distânciapt
dc.typearticlept
dc.peerreviewedyespt
ua.distributioninternationalpt
degois.publication.firstPage182pt
degois.publication.issue4
degois.publication.issue4pt
degois.publication.lastPage210pt
degois.publication.titleIndagatio Didacticapt
degois.publication.volume7pt
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3570pt
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Literacia da Informação no Ensino Superior.pdf1.16 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.