Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17810
Title: A gestão da identidade nas organizações: comunicar a música: o caso INET-MD
Author: Luz, Ana Marques da
Advisor: Sousa, Álvaro José Barbosa de
Keywords: Identidade organizacional
Gestão - Design
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo tem como ponto de partida uma reflexão pessoal sobre o papel que o designer e a comunicação podem desempenhar atualmente nas organizações. Atendendo à importância do designer, enquanto agente de criação de valor aplicado à estratégia e comunicação das organizações, nem sempre é tida em conta, sendo este muitas vezes considerado como um profissional que apenas responde a desafios pontuais e isolados, pretende-se com este estudo destacar o seu papel como interventor ativo na construção da própria instituição. Para isso, iremos abordar conceitos que abrangem as áreas do design, da comunicação e da gestão, sendo efetuadas considerações acerca da relação entre estas, a identidade, a estratégia e as organizações, de forma a que futuros designers possam construir e consolidar a sua posição dentro das instituições a que se venham a vincular. A aplicação/experimentação desta estratégia foi executada tendo por base o trabalho desenvolvido junto da Unidade de Investigação INET-MD (Instituto de Etnomusicologia – Centro de Estudos em Música e Dança), tendo tido como objetivo observar, recolher e analisar a instituição de forma a reunir condições para projetar e gerir a diversidade da sua identidade. Procurou-se assim valorizar, através do desenho, uma identidade coerente com o discurso visual que lhe está associado, capaz de acrescentar valor e contribuir para o reconhecimento do seu papel.
This study has as its starting point a personal reflection on the role that the designer and communication can currently play in organizations. Given the importance of the designer, while value creation agent applied to the strategy and communication of organizations, it is not always taken into account, which is often regarded as a professional that only responds to specific and isolated challenges, it is intended with this study highlight its role as an active intervenor in the construction of the institution. For this, we will address concepts that cover the areas of design, communication and management considerations being made about the relationship between these, identity, strategy and organizations, so that future designers can build and consolidate its position within the institutions to which it may link. Application/testing of this strategy was performed based on the work with the INET-MD Research Unit (Ethnomusicology Institute - Centre for Studies in Music and Dance), having had intended to observe, collect and analyze the institution in order to meet conditions to design and manage the diversity of their identity. I tried to enable is value through design, a coherent identity with the visual discourse associated with it, can add value and contribute to the recognition of their role.
Description: Mestrado em Design
URI: http://hdl.handle.net/10773/17810
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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