Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17807
Title: Otimização de uma linha de montagem de caixas de velocidades da Renault Cacia
Author: Rodrigues, Cátia Matos
Advisor: Moura, Ana Pinto de
Keywords: Engenharia e gestão industrial
Indústria automóvel - Linhas de montagem
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: O presente estudo baseia-se na otimização de uma linha de montagem de caixas de velocidades para automóveis através de reduções de tempos de ciclo e da pilotagem de modos alternativos de produção. Uma vez que a Indústria Automóvel vive um ambiente de constante competição, a qualidade e a eficiência dos processos são dois dos principais requisitos competitivos que mais preocupam as empresas. No que diz respeito à otimização de tempos de ciclo, o objetivo é o aumento da cadência de produção identificando os postos de trabalhos mais críticos e melhorar a forma de operar dos mesmos, eliminando os principais desperdícios. No que diz respeito à pilotagem dos modos alternativos, o objetivo é garantir ganho de produtividade e de qualidade sempre que forem originadas falhas ou avarias na linha de produção, tendo em vista o atendimento às exigências dos clientes. Verifica-se também que a standardização dos procedimentos dos modos alternativos de produção contribuem significativamente para a diminuição dos impactos negativos das perturbações da linha de montagem. Ao serem formalizados, os modos alternativos de produção, são primeiro confrontados, recorrendo ao uso da ferramenta FMEA para sua deteção, de acordo com os seus modos de falha e meios de controlo. Este estudo tem como objetivo o aumento de cadência de produção, passando também pela diminuição das perdas diárias de produção.
The present study is based on the optimization of an automobile’s gearbox assembly line by reducing the cycle time and through the piloting of alternative modes of production. Since the automotive industry is experiencing an environment of constant competition, the quality and the efficiency of the process are the two main competitive requisites that most concern the enterprises. Regarding the optimization of the cycle time, the goal is to increase the production rate by identifying the most critical workstations and to improve the way of operating it, eliminating the main wastes. In the piloting of alternative modes, the goal is to ensure that the productivity rises and quality is improved whenever occur failures or malfunctions in production line, with the ultimate purpose of meeting the customer requirements. Throughout the description of the case study, it is explicit that the standardization of the alternative modes procedures have a great contribution in the reduction of the negative impacts motivated by perturbations in the assembly line. To be formalized, the alternative modes are firstly confronted with the FMEA tool, according to their failure modes and control means. This study aimed to increase the production cadence while, at the same time, decreasing the daily production losses.
Description: Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial
URI: http://hdl.handle.net/10773/17807
Appears in Collections:DEGEIT - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TeseCátiaRodrigues.pdf3.65 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.