Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/17778
Título: De trás para a frente : percurso(s) de afirmação da cidadania infantil
Autor: Silva, Júlia Maria Pires da
Orientador: Rosa Lúcia de Almeida Leite Castro Madeira
Palavras-chave: Direitos das crianças
Participação dos alunos
Desenvolvimento das crianças
Educação para a cidadania
Data de Defesa: 2016
Editora: Universidade de Aveiro
Resumo: Reconhecendo-se a importância da garantia do exercício dos Direitos de Participação das Crianças, parte-se para o projeto de investigação com os objetivos compreender e analisar as condições de participação das crianças e o possível impacto destes processos na afirmação da sua cidadania e reconhecimento como sujeitos de direito nos espaços educativos, no espaço público, incluindo a escola e a comunidade. Tendo como principio que as crianças são atores sociais, sujeitos de direito, partimos para esta investigação apoiados numa metodologia qualitativa, apoiada no paradigma da investigação ação-participativa, de forma a dar voz à às crianças sobre a sua participação. No entanto, ao revitalizar as memórias dos projetos desenvolvidos de 2010 a 2015, verificamos que alguns dos participantes já não eram mais crianças, que existe uma grande heterogeneidade, que se encontram dispersos, pelo que de forma a garantir a riqueza de todas as partilhas de experiências transmitidas, optámos por utilizar como metodologia de investigação o estudo de caso que oferece a oportunidade pelas descrições das informações, de alcançar uma compreensão total do processo de participação das crianças, contados na primeira pessoa. Nas técnicas e instrumentos de investigação privilegiou-se o uso de conversa com as crianças e jovens, a notas de campo, a análise documental e a entrevista aberta com adultos e crianças. No percurso investigativo podemos evidenciar que o significado da participação das crianças é influenciado pelas estruturas de poder e pelas condições que lhe são oferecidas. O impacto da participação é valorizado pelas crianças pelo papel ativo que assumem enquanto participante e codecisor nas ações que realizam. A visibilidade da opinião da criança no espaço público é um passo importante para o reconhecimento da criança – cidadã, sujeito de direitos.
Acknowledging the importance of ensuring the exercise of Children's Rights and Participation, part to the research project aiming to understand the conditions of participation of children and analyze the meaning and the impact on their lives. With the principle that children are social actors, subjects of law, we set out for this investigation supported a qualitative methodology, based on the paradigm of action-participatory research in order to give voice to the children about their participation. However, to revive memories of the projects developed from 2010 until 2015, we find that some of the participants were no longer children, there is a great heterogeneity, which are dispersed, so as to ensure the wealth of all shares of transmitted experiences, we have chosen to use as research methodology case study that offers the opportunity for descriptions of the information, to achieve a full understanding of child participation process, starting in the first person. The techniques and research tools favored the use of conversation with children and young people, field notes, document analysis and open interviews with adults and children. In the investigative route we can show that the significance of the participation of children is influenced by power structures and the conditions that are offered. The impact of participation is valued by children who take the active participation and co decision in the projects. The child's opinion of visibility in the public space is an important step towards to recognize the child - citizen, subject of rights.
Descrição: Mestrado em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10773/17778
Aparece nas coleções: UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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