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Title: O processo de edição audiovisual: fatores que interferem na transmissão de emoções
Author: Gomes, Cláudia Sofia Pereira
Advisor: Maria João Lopes Antunes
Keywords: Vídeo - Produção
Design - Emoções
Materiais audiovisuais - Edição
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A presente investigação parte da questão: que fatores intervêm, no processo de edição de conteúdo audiovisual, na transmissão de emoções? Neste estudo pretende-se compreender como o processo de edição influencia a linguagem narrativa e, como a edição, atuando como um elemento narrativo e respeitando princípios de continuidade e rutura, afeta a transmissão de emoções. Com o intuito de: compreender os métodos criativos e técnicos, seguidos pelos profissionais na área; definir o papel do editor e identificar quais os fatores intervenientes no processo de edição, explora-se o conceito audiovisual e a sua pertinência na atualidade. Para tal a investigadora integrou-se num ambiente empresarial e recorreu à metodologia de “estudos de casos”, ou seja, projetos reais de produção de conteúdos audiovisuais, nos quais trabalhou. Para responder aos objetivos propostos, foram também realizadas entrevistas a editores audiovisuais profissionais que, uma vez analisadas a nível do seu conteúdo, permitiram compreender a interação e dinâmica entre os conceitos explorados no enquadramento teórico e a prática profissional. Os dados recolhidos permitem constatar que dos fatores enunciados, (pessoais, técnicos e criativos) são os fatores criativos que exercem maior influência na edição audiovisual e é a sua associação com os fatores técnicos que possibilita que as sequências montadas transmitam e sugiram as emoções, nem sempre implícitas nas imagens escolhidas.
The present investigation starts with the question: Which factors intervene in the process of audiovisual editing in the transmission of emotions? In this study, it’s intended to understand how the editing process influences the narrative language and how editing, acting as a narrative element and respecting principles of continuity and rupture, affects the transmission of emotions. To: understand how the creative and technical methods, followed by professionals; define the editor’s role and identify the factors involved in the editing process, we explore the audiovisual concept. For this, the researcher was integrated in a business environment and used the methodology of "case studies", that is, real projects of audiovisual production, in which she worked. To achieve the proposed objectives, interviews to professional audiovisual editors were also conducted which, once having its content analyzed, allowed to understand the interaction and dynamics between the concepts explored in the theoretical framework and the professional practice. The collected data allowed the researcher to verify that from the factors (personal, technical and creative) is the creative one that exerts a greater influence in the audiovisual edition and it’s its association with the technical factors that allow the audiovisual sequences to convey and suggest the emotions, which are not implied in the chosen images.
Description: Mestrado em Comunicação Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10773/17772
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DeCA - Dissertações de mestrado

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