Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17755
Title: Determinantes de sucesso em campanhas de Adwords de pequenas e médias empresas portuguesas
Author: Gomes, Vasco Paço
Advisor: Barbosa, Maria de Belém da Conceição Ferreira
Keywords: Marketing
Motores de pesquisa
Pequenas e médias empresas
Publicidade
Internet - Marketing
Defense Date: 2016
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: Adwords oferece a possibilidade de as empresas entregarem publicidade relevante a consumidores que já se encontram na fase de pesquisa do funil de compra. Com o crescente uso dos motores de busca que se tem verificado e com os custos de pesquisa cada vez mais baixos a presença das empresas neste meio começa a ser obrigatória. Esta pesquisa procura compreender os determinantes do sucesso de uma campanha de Adwords para pequenas e médias empresas. Para isso foram realizadas três fases de pesquisa. Na primeira fase foi realizada uma pesquisa secundária que procurou resumir as razões para a adoção deste tipo de publicidade, as suas vantagens e as melhores ações estratégicas e métricas para pequenas e médias empresas. Na segunda fase foi realizada uma pesquisa qualitativa através de entrevistas a 8 gestores de Adwords com o objetivo de compreender quais os fatores que influenciam as suas decisões de gestão de campanhas. Na terceira fase foi realizada uma pesquisa quantitativa sob a forma de inquérito questionário em que participaram 144 gestores de campanhas de Adwords. Foi concluído que muitos gestores de Adwords não têm formação específica para este tipo de publicidade, que o conhecimento teórico afeta a forma como são geridas as campanhas de Adwords e os seus resultados e que nem todas as estratégias definidas na literatura têm o impacto esperado nos resultados das campanhas. No final da dissertação são apresentadas as contribuições do estudo, as suas limitações e sugestões para pesquisas futuras.
Adwords oferece a possibilidade de as empresas entregarem publicidade relevante a consumidores que já se encontram na fase de pesquisa do funil de compra. Com o crescente uso dos motores de busca que se tem verificado e com os custos de pesquisa cada vez mais baixos a presença das empresas neste meio começa a ser obrigatória. Esta pesquisa procura compreender os determinantes do sucesso de uma campanha de Adwords para pequenas e médias empresas. Para isso foram realizadas três fases de pesquisa. Na primeira fase foi realizada uma pesquisa secundária que procurou resumir as razões para a adoção deste tipo de publicidade, as suas vantagens e as melhores ações estratégicas e métricas para pequenas e médias empresas. Na segunda fase foi realizada uma pesquisa qualitativa através de entrevistas a 8 gestores de Adwords com o objetivo de compreender quais os fatores que influenciam as suas decisões de gestão de campanhas. Na terceira fase foi realizada uma pesquisa quantitativa sob a forma de inquérito questionário em que participaram 144 gestores de campanhas de Adwords. Foi concluído que muitos gestores de Adwords não têm formação específica para este tipo de publicidade, que o conhecimento teórico afeta a forma como são geridas as campanhas de Adwords e os seus resultados e que nem todas as estratégias definidas na literatura têm o impacto esperado nos resultados das campanhas. No final da dissertação são apresentadas as contribuições do estudo, as suas limitações e sugestões para pesquisas futuras.
Description: Mestrado em Marketing
URI: http://hdl.handle.net/10773/17755
Appears in Collections:ISCA - Dissertações de mestrado
UA - Dissertações de mestrado



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