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dc.contributor.advisorBrito, Elizabethpt
dc.contributor.advisorPereira, Anabela Sousapt
dc.contributor.authorCosta, Vanessa Alexandra Ramospt
dc.date.accessioned2017-06-05T20:13:21Z-
dc.date.available2017-06-05T20:13:21Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/17698-
dc.descriptionMestrado em Psicologia - Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológicapt
dc.description.abstractA vida académica é geralmente descrita como um dos melhores e mais marcantes períodos de vida pautada por um processo de transição e adaptação de maior liberdade, responsabilidade na tomada de decisões e fomento de relações interpessoais. Contudo, este processo também é marcado por uma serie de exigências e necessidade de desenvolvimento de estratégias que permitam fazer face às dificuldades emergentes. Assim e face às crescentes exigências impostas aos estudantes universitários, particularmente aos estudantes da área da saúde que, após terminada a sua formação académica irão pertencer a uma classe profissional particularmente exposta a situações de stress indutoras de ansiedade, este estudo pretende avaliar a eficácia do biofeedback na redução dos níveis de ansiedade e stress e na melhoria da autorregulação emocional. Por forma a garantir o cumprimento destes objetivos procedeu-se à aplicação de um programa de intervenção no qual se utilizou o Biofeedback 2000x-pert e a aplicação dos seguintes instrumentos (1) ISEU (2) STAI (3) Termómetros Emocionais (4) EROS, a uma amostra constituída por 26 estudantes universitários, com idades compreendidas entre os 18 e os 21 anos, da Universidade de Aveiro divididos em dois grupos, o experimental que participou em oito sessões semanais de biofeedback e o grupo de controlo ao qual somente foram aplicados os questionários. Foram comparados os resultados alcançados no pré e pós teste através do qual se verificou uma redução estatisticamente significativa do stress em ambos os grupos e uma redução da ansiedade somente no grupo sujeito ao biofeedback. Relativamente à autorregulação emocional apesar de se ter verificado melhorias com o biofeedback estas não foram significativas. Estes resultados contribuem assim para o aumento da evidência empírica acerca da utilização do biofeedback enquanto medida preventiva e de intervenção nas variáveis avaliadas apelando para a necessidade de realização de estudos futuros com o intuito de fazer crescer esta técnica noutros contextos com amostras de maior dimenspt
dc.description.abstractThe academic experience is often described as one of the best and most defining moments that involves higher levels of freedom, responsibility, decision making and development of social relationships. Nonetheless, this transitional period is also marked by a series of requirements and the need to develop strategies that enable the student to deal with the constant emerging difficulties. Moreover, and keeping in mind that these students are currently in a health course and thus are exposed to a higher risk of developing psychological disorders, this study aimed to evaluate the benefits of biofeedback in reduction of anxiety and stress levels and its impact on emotional regulation. For this purpose an intervention programme was applied using Biofeedback 2000x-pert and four evaluation measures were used (1) STAI (2) EROS (3) Emotional Thermometers (4) ISEU on 26 college students with ages between 18 and 21, attending their first year of university, divided in two groups of equal number, one of which participated in weekly biofeedback sessions (experimental group) and another that didn’t have access to these sessions (control group). Results showed a reduction of stress levels in both groups and the reduction of anxiety levels on students that participated in the weekly biofeedback sessions. Emotional regulation levels suffered an improvement however these differences were not statistically significant. These results contribute to extend existing knowledge on the benefits of biofeedback intervention in preventing and reducing anxiety and stress symptoms. This study appeals other investigators to develop future studies in other circumstances with larger samplespt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectSucesso escolarpt
dc.subjectAnsiedade - Alunos do superiorpt
dc.subjectPsicologia clínicapt
dc.subjectBiofeedbackpt
dc.subjectEmoçõespt
dc.subject.otherAnsiedadept
dc.subject.otherStresspt
dc.subject.otherAutorregulação emocionalpt
dc.subject.otherBiofeedbackpt
dc.subject.otherEstudantes universitáriospt
dc.titleImpacto do Biofeedback nos níveis de stress, ansiedade e autorregulação emocional em estudantes universitáriospt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201596610-
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEP - Dissertações de mestrado

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