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dc.contributor.advisorKastenholz, Elisabethpor
dc.contributor.authorCobuci, Leila de Assispor
dc.coverage.spatialAveiropor
dc.date.accessioned2011-04-19T13:46:45Z-
dc.date.available2011-04-19T13:46:45Z-
dc.date.issued2009por
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/1767-
dc.descriptionMestrado em Gestão e Desenvolvimento em Turismopor
dc.description.abstractOs impactos positivos e negativos que o turismo residencial pode provocar ao nível do desenvolvimento local e regional têm sido muito enfatizados no discurso político e académico, suscitando por vezes grandes expectativas para os destinos que têm vocação para este tipo de turismo. O presente trabalho tem como objectivo principal contribuir para o conhecimento do fenómeno da expansão das segundas residências em Portugal, obtendo um melhor conhecimento deste mercado em termos de perfil, motivações, comportamentos, atitudes e percepções. A metodologia adoptada para dar resposta aos objectivos da investigação teve por base uma pesquisa bibliográfica centrada numa abordagem ao marketing sustentável dos destinos e no comportamento do consumidor, bem como uma recolha de dados primários através de um inquérito por questionário dirigido aos visitantes das praias da Barra e da Costa Nova, com recurso ao método de administração directa. Os resultados obtidos através da análise dos questionários permitiram-nos identificar o perfil, o comportamento e os atributos que os turistas residenciais mais valorizam num destino. Além da apresentação e análise dos resultados do estudo, foram ainda referidas algumas sugestões com vista a um melhor aproveitamento do mercado das residências secundárias, que possui grande potencial para o desenvolvimento do turismo na região.por
dc.description.abstractThe positive and negative impacts that the residential tourism can cause towards the local and regional development have been greatly emphasized in political and academic speeches, sometimes promoting big expectations for the destinations which are intended for this type of tourism. This work chiefly aims at promoting the knowledge of the phenomenal expansion of the sub-homes in Portugal, so as to obtain a better understanding of this market as for profiles, motivations, behaviors, attitudes and perceptions. The methodology adopted to respond to our investigation was the bibliographic research through an approach to the sustainable marketing of the destinations and to the consumer behavior, as well as through a data collection by means of questionnaires to the visitors of the beaches of Barra and Costa Nova based on a method of direct administration. The results obtained from the analysis of the questionnaires allowed us to identify the profile, the behavior and the attributes that residential tourists most esteem in a destination. Some suggestions were also referenced with the purpose of a better use of the residential tourism market in the region, which has a great potential for the development of this activity.-
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade de Aveiropor
dc.relation.urihttp://opac.ua.pt/F?func=find-b&find_code=SYS&request=000233734por
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão do turismopor
dc.subjectDestinos turísticospor
dc.subjectTurimopor
dc.titleO concelho de Ílhavo enquanto destino do turismo residencial : caso de estudopor
dc.typemasterThesispor
thesis.degree.levelMestradopor
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropor
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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