Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/17556
Title: | A plataforma PmatE e o desenvolvimento da autonomia em matemática |
Author: | Pais, Sónia Cabrita, Isabel Anjo, António |
Keywords: | tecnologias de informação e comunicação educação matemática PmatE |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | CiEMeLP2015: I Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa |
Abstract: | A era da informação e o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação vêm colocar novos desafios e oportunidades às instituições de Ensino Superior, nomeadamente ao nível do processo educativo. Assim, atualmente, defende-se um ensino mais centrado na aprendizagem, o que concorre para a autonomia do aluno. E considera-se que as tecnologias informáticas poderão desempenhar um papel fundamental nesse processo. Assim, desenvolveu-se um, um estudo de caso, envolvendo alunos do curso de Engenharia Alimentar, que perseguiu como principal objetivo avaliar o impacte da exploração diferenciada da plataforma de ensino assistido desenvolvida pelo Projeto Matemática Ensino (PmatE), como complemento à abordagem didática da unidade temática “Cálculo Integral em IR”. Neste artigo, discute-se a sua ressonância ao nível do desenvolvimento de competências de autonomia e concluiu-se que, apesar de reconhecerem potencialidades à plataforma, um número considerável de alunos preferia uma abordagem mais tradicional. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/17556 |
Publisher Version: | http://www.mat.uc.pt/~emelp/wp-content/uploads/2015/10/Horario-GrupoDiscussao5.pdf |
Appears in Collections: | CIDTFF - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
(2015)_CIEMeLP_SP_IC_BA.pdf | main article | 400.37 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.