Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17556
Title: A plataforma PmatE e o desenvolvimento da autonomia em matemática
Author: Pais, Sónia
Cabrita, Isabel
Anjo, António
Keywords: tecnologias de informação e comunicação
educação matemática
PmatE
Issue Date: 2015
Publisher: CiEMeLP2015: I Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa
Abstract: A era da informação e o desenvolvimento das tecnologias de informação e comunicação vêm colocar novos desafios e oportunidades às instituições de Ensino Superior, nomeadamente ao nível do processo educativo. Assim, atualmente, defende-se um ensino mais centrado na aprendizagem, o que concorre para a autonomia do aluno. E considera-se que as tecnologias informáticas poderão desempenhar um papel fundamental nesse processo. Assim, desenvolveu-se um, um estudo de caso, envolvendo alunos do curso de Engenharia Alimentar, que perseguiu como principal objetivo avaliar o impacte da exploração diferenciada da plataforma de ensino assistido desenvolvida pelo Projeto Matemática Ensino (PmatE), como complemento à abordagem didática da unidade temática “Cálculo Integral em IR”. Neste artigo, discute-se a sua ressonância ao nível do desenvolvimento de competências de autonomia e concluiu-se que, apesar de reconhecerem potencialidades à plataforma, um número considerável de alunos preferia uma abordagem mais tradicional.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/17556
Publisher Version: http://www.mat.uc.pt/~emelp/wp-content/uploads/2015/10/Horario-GrupoDiscussao5.pdf
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(2015)_CIEMeLP_SP_IC_BA.pdfmain article400.37 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.