Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/17551
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cabrita, Isabel | pt |
dc.contributor.author | Lucas, Margarida | pt |
dc.date.accessioned | 2017-05-24T11:21:53Z | - |
dc.date.available | 2017-05-24T11:21:53Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10773/17551 | - |
dc.description.abstract | O Ensino Secundário Geral em Timor-Leste foi, recentemente, alvo de uma profunda reestruturação curricular. A sua implementação constituiu-se o objeto de estudo de uma investigação qualitativa e quantitativa, inscrita numa lógica de monitorização e avaliação. Nesse estudo participaram dirigentes educativos, formadores, professores e alunos timorenses e ainda formadores portugueses. Os dados foram recolhidos in loco, principalmente por via da observação direta e inquirição por questionário, focus group e entrevista. Os dados de natureza quantitativa foram sujeitos a análise estatística por recurso ao SPSS e os de natureza qualitativa foram submetidos a uma análise de conteúdo orientada por categorias definidas recursivamente. A triangulação dos resultados no que à Matemática diz respeito permitiu concluir que, não obstante alguns tímidos indícios de mudança, a maior parte dos participantes ainda valoriza a centração do ensino, encarado como um processo de transmissão sequencial, essencialmente a cargo do professor, dos conteúdos programáticos que o docente domina, consignados nos Programas curriculares e reproduzidos no quadro a partir dos Manuais escolares. Tais conteúdos devem ser memorizados pelos alunos e aplicados principalmente na resolução de exercícios, propostos nesses Manuais, tendo em vista a aprovação nos exames. | pt |
dc.language.iso | por | pt |
dc.publisher | CiEMeLP2015: I Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa | pt |
dc.relation | FCT - PTDC/MHC-CED/5065/2012 | pt |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | conceções | pt |
dc.subject | ensino e aprendizagem | pt |
dc.subject | matemática | pt |
dc.subject | Timor-Leste | pt |
dc.title | Conceções e práticas em matemática no ensino secundário geral em Timor-Leste | pt |
dc.type | conferenceObject | pt |
dc.peerreviewed | yes | pt |
ua.publicationstatus | published | pt |
ua.event.date | 28 a 31 outubro, 2015 | pt |
ua.event.type | conference | pt |
degois.publication.firstPage | s/p | pt |
degois.publication.lastPage | s/p | pt |
degois.publication.location | Coimbra | pt |
degois.publication.title | Proceedings from CiEMeLP2015: I Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa | pt |
degois.publication.volume | 1 | pt |
dc.relation.publisherversion | http://projetotimor.web.ua.pt/wp-content/uploads/2015/08/2015_art_atas_coimb.pdf | pt |
Appears in Collections: | CIDTFF - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_art_atas_coimb.pdf | main article | 4.7 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.