Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/10773/17551
Title: | Conceções e práticas em matemática no ensino secundário geral em Timor-Leste |
Author: | Cabrita, Isabel Lucas, Margarida |
Keywords: | conceções ensino e aprendizagem matemática Timor-Leste |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | CiEMeLP2015: I Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa |
Abstract: | O Ensino Secundário Geral em Timor-Leste foi, recentemente, alvo de uma profunda reestruturação curricular. A sua implementação constituiu-se o objeto de estudo de uma investigação qualitativa e quantitativa, inscrita numa lógica de monitorização e avaliação. Nesse estudo participaram dirigentes educativos, formadores, professores e alunos timorenses e ainda formadores portugueses. Os dados foram recolhidos in loco, principalmente por via da observação direta e inquirição por questionário, focus group e entrevista. Os dados de natureza quantitativa foram sujeitos a análise estatística por recurso ao SPSS e os de natureza qualitativa foram submetidos a uma análise de conteúdo orientada por categorias definidas recursivamente. A triangulação dos resultados no que à Matemática diz respeito permitiu concluir que, não obstante alguns tímidos indícios de mudança, a maior parte dos participantes ainda valoriza a centração do ensino, encarado como um processo de transmissão sequencial, essencialmente a cargo do professor, dos conteúdos programáticos que o docente domina, consignados nos Programas curriculares e reproduzidos no quadro a partir dos Manuais escolares. Tais conteúdos devem ser memorizados pelos alunos e aplicados principalmente na resolução de exercícios, propostos nesses Manuais, tendo em vista a aprovação nos exames. |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/17551 |
Publisher Version: | http://projetotimor.web.ua.pt/wp-content/uploads/2015/08/2015_art_atas_coimb.pdf |
Appears in Collections: | CIDTFF - Comunicações |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_art_atas_coimb.pdf | main article | 4.7 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.