Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17551
Title: Conceções e práticas em matemática no ensino secundário geral em Timor-Leste
Author: Cabrita, Isabel
Lucas, Margarida
Keywords: conceções
ensino e aprendizagem
matemática
Timor-Leste
Issue Date: 2015
Publisher: CiEMeLP2015: I Conferência Internacional do Espaço Matemático em Língua Portuguesa
Abstract: O Ensino Secundário Geral em Timor-Leste foi, recentemente, alvo de uma profunda reestruturação curricular. A sua implementação constituiu-se o objeto de estudo de uma investigação qualitativa e quantitativa, inscrita numa lógica de monitorização e avaliação. Nesse estudo participaram dirigentes educativos, formadores, professores e alunos timorenses e ainda formadores portugueses. Os dados foram recolhidos in loco, principalmente por via da observação direta e inquirição por questionário, focus group e entrevista. Os dados de natureza quantitativa foram sujeitos a análise estatística por recurso ao SPSS e os de natureza qualitativa foram submetidos a uma análise de conteúdo orientada por categorias definidas recursivamente. A triangulação dos resultados no que à Matemática diz respeito permitiu concluir que, não obstante alguns tímidos indícios de mudança, a maior parte dos participantes ainda valoriza a centração do ensino, encarado como um processo de transmissão sequencial, essencialmente a cargo do professor, dos conteúdos programáticos que o docente domina, consignados nos Programas curriculares e reproduzidos no quadro a partir dos Manuais escolares. Tais conteúdos devem ser memorizados pelos alunos e aplicados principalmente na resolução de exercícios, propostos nesses Manuais, tendo em vista a aprovação nos exames.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/17551
Publisher Version: http://projetotimor.web.ua.pt/wp-content/uploads/2015/08/2015_art_atas_coimb.pdf
Appears in Collections:CIDTFF - Comunicações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_art_atas_coimb.pdfmain article4.7 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.