Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17538
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCabrita, Isabelpt
dc.contributor.authorCapelo, Anapt
dc.contributor.authorFerreira, Adrianapt
dc.date.accessioned2017-05-23T12:23:30Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.isbn978-989-8655-53-0pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/17538-
dc.description.abstractA recente Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral (RCESG) em Timor-Leste, embora aplaudida pelos mais diversos agentes educativos, coloca enormes desafios aos professores, que se constituem peças fundamentais da sua implementação. De facto, para além dos problemas de vária ordem, designadamente, ao nível da estrutura, organização e condições das escolas, defrontam-se com graves lacunas linguísticas em relação ao Português, definida como língua oficial para o ensino e na qual estão redigidos todos os materiais curriculares produzidos. Enfrentam, ainda, disciplinas completamente novas e/ou com uma perspetiva educativa diferente da que estavam habituados, designadamente ao nível – dos princípios que se defendem; dos objetivos que se perseguem; de alguns conteúdos programáticos elencados; das orientações metodológicas e da avaliação das aprendizagens preconizadas. Uma das principais medidas levadas a cabo para se fazer face a constrangimentos enunciados prende-se com a formação contínua de professores, focada nos referidos materiais curriculares. No âmbito desta publicação, pretende-se dar conta das ressonâncias da implementação da RCESG principalmente ao nível do conhecimento dos professores sobre o novo currículo, das suas conceções de ensino e das suas práticas de sala de aula.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherEdições Pedagopt
dc.relationFCT - PTDC/MHC-CED/5065/2012pt
dc.rightsrestrictedAccesspor
dc.titleRessonâncias da formação de professores face aos desafios do currículo do ensino secundário geral de Timor-Lestept
dc.typebookPartpt
degois.publication.firstPage75pt
degois.publication.lastPage90pt
degois.publication.locationRamadapt
degois.publication.titleDesafios curriculares e pedagógicos na formação de professorespt
dc.date.embargo10000-01-01-
dc.relation.publisherversionhttps://sigarra.up.pt/fpceup/pt/pub_geral.pub_view?pi_pub_base_id=19108pt
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(2015)_Resson_form...ESG_T-L.pdfchapter4.19 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.