Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17538
Title: Ressonâncias da formação de professores face aos desafios do currículo do ensino secundário geral de Timor-Leste
Author: Cabrita, Isabel
Capelo, Ana
Ferreira, Adriana
Issue Date: 2015
Publisher: Edições Pedago
Abstract: A recente Reestruturação Curricular do Ensino Secundário Geral (RCESG) em Timor-Leste, embora aplaudida pelos mais diversos agentes educativos, coloca enormes desafios aos professores, que se constituem peças fundamentais da sua implementação. De facto, para além dos problemas de vária ordem, designadamente, ao nível da estrutura, organização e condições das escolas, defrontam-se com graves lacunas linguísticas em relação ao Português, definida como língua oficial para o ensino e na qual estão redigidos todos os materiais curriculares produzidos. Enfrentam, ainda, disciplinas completamente novas e/ou com uma perspetiva educativa diferente da que estavam habituados, designadamente ao nível – dos princípios que se defendem; dos objetivos que se perseguem; de alguns conteúdos programáticos elencados; das orientações metodológicas e da avaliação das aprendizagens preconizadas. Uma das principais medidas levadas a cabo para se fazer face a constrangimentos enunciados prende-se com a formação contínua de professores, focada nos referidos materiais curriculares. No âmbito desta publicação, pretende-se dar conta das ressonâncias da implementação da RCESG principalmente ao nível do conhecimento dos professores sobre o novo currículo, das suas conceções de ensino e das suas práticas de sala de aula.
URI: http://hdl.handle.net/10773/17538
ISBN: 978-989-8655-53-0
Publisher Version: https://sigarra.up.pt/fpceup/pt/pub_geral.pub_view?pi_pub_base_id=19108
Appears in Collections:CIDTFF - Capítulo de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
(2015)_Resson_form...ESG_T-L.pdfchapter4.19 MBAdobe PDFrestrictedAccess


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.