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dc.contributor.advisorBessa, José Pedro Barbosa Gonçalves dept
dc.contributor.advisorSantana, Helena Maria da Silvapt
dc.contributor.authorVales, Ivete Maria Antónia Cândidopt
dc.date.accessioned2017-05-19T13:47:09Z-
dc.date.available2017-05-19T13:47:09Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/17521-
dc.descriptionMestrado em Criação Artística Contemporâneapt
dc.description.abstractA presente dissertação propõe-se analisar as partituras de notação gráfica de Cage, desenvolvidas nas décadas de 1950-60 e sua relação com o movimento Fluxus. As inovações revolucionárias então desenvolvidas, especialmente no campo da música, contribuíram para um novo entendimento da relação entre compositor e intérprete, enquadrando o conceito de obra aberta. O Fluxus privilegiava os happenings e as performances interactivas, procurando eliminar a tradicional barreira entre artista e público e proclamando que “todo o ser humano é um artista”. As partituras de notação gráfica inserem-se num contexto que podemos classificar de pósmoderno e experimental preocupado em valorizar e relevar o “conceito”, mais do que os aspectos técnicoformais da obra musical.pt
dc.description.abstractThis thesis proposes to analyse Cage’s graphical notation scores, developed in the 1950-60s and its relationship with the Fluxus movement. The revolutionary innovations then developed, especially in music, contributed to a new understanding of the relationship between composer and performer, and the concept of open work. Fluxus favoured the happenings and interactive performances, seeking to eliminate the traditional barrier between artist and audience and proclaiming "every human being is an artist". Graphical notation is part of an experimental and already postmodern context, more concerned with the "concept", than with the technical and formal aspects of the musical work.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherUniversidade de Aveiropt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectMúsica contemporâneapt
dc.subjectNotação musicalpt
dc.subjectCage, John, 1912-1992pt
dc.subject.otherArte contemporâneapt
dc.subject.otherMúsicapt
dc.subject.otherNotação gráficapt
dc.titleJohn Cage e a notação gráfica: música e artes visuais nos anos 1950-60pt
dc.typemasterThesispt
thesis.degree.levelmestradopt
thesis.degree.grantorUniversidade de Aveiropt
dc.identifier.tid201577810-
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UA - Dissertações de mestrado

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