Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17503
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dc.contributor.authorSá, Cristina Manuelapt
dc.date.accessioned2017-05-19T10:33:22Z-
dc.date.available2017-05-19T10:33:22Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn0873-360pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/17503-
dc.description.abstractO desenvolvimento da literacia emergente é, sem dúvida, uma das marcas mais importantes da passagem da Educação Pré-Escolar para o 1º Ciclo do Ensino Básico. Não podemos esquecer a importância de que se revestem a transversalidade da língua portuguesa e a sua operacionalização através do processo de ensino/ aprendizagem neste contexto. Neste texto, pretendemos mostrar como é possível levar a cabo um tal programa de desenvolvimento de competências em língua portuguesa. Apoiar-nos-emos em exemplos retirados de curtas intervenções didáticas levadas a cabo maioritariamente no âmbito da prática pedagógica supervisionada na Educação Pré-Escolar e no 1º Ciclo do Ensino Básico.pt
dc.description.abstractDeveloping emergent literacy is, undoubtedly, one of the most important issues in early-years education and at primary school namely in what concerns the transition between the two cycles. This is a context in which it is very important to explore the transversal- ity of the mother tongue and its promotion through the teaching/learning process. This text aims to demonstrate that it is possible to implement such a program. In order to support our arguments, we present examples from short didactic interventions which took place mainly in contexts of professional training to become an early-years educa- tor or a primary school teacher.pt
dc.description.abstractLe développement de la littératie émergente est, sans doute, l’un des enjeux les plus importants en ce qui concerne la transition entre l’École Maternelle et l’En- seignement Primaire. On ne peut pas oublier le rôle important joué dans ce contexte par la transversalité de la langue maternelle et son opérationnalisation à travers l’enseignement/apprentissage. Dans ce texte, nous prétendons démontrer qu’il est possible de mener à bout un tel programme. Pour cimenter nos arguments, nous présenterons des exemples majoritairement issus de situations liées à la pratique de l’enseignement vécues dans des jardins d’enfants ou des écoles primaires.pt
dc.description.abstractEl desarrollo de la literacia emergente es, sin duda, una de las marcas más importantes de la transición de la educación infantil a la escuela primaria. En este contexto, no se puede olvidar la importancia de la transversalidad de la lengua materna y de su promo- ción a través la enseñanza y el aprendizaje. En nuestro texto, vamos a demonstrar que es posible promover un programa de desarrollo de competencias en la lengua materna. Para suportar nuestros argu- mentos nos basaremos en ejemplos retirados mayori- tariamente de situaciones de práctica en la educación infantil y en la escuela primaria mayoritariamente asociadas a contestos de formación de educadores de infancia y de maestros.pt
dc.language.isoporpt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subject1º Ciclo do Ensino Básicopt
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt
dc.subjectIntervenção didáticapt
dc.subjectLiteracia emergentept
dc.subjectTransversa- lidade da língua portuguesapt
dc.titleLiteracia emergente e passagem da educação pré-escolar para o 1º Ciclo do ensino básicopt
dc.typearticlept
dc.peerreviewedyespt
ua.distributioninternationalpt
degois.publication.firstPage84pt
degois.publication.lastPage95pt
degois.publication.titleSaber&Educarpt
degois.publication.volume20pt
dc.identifier.doi10.17346/se.vol20pt
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos



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