Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17501
Title: A poesia de volta à escola: uma contribuição à formação inicial e continuada de professores
Author: Osório, Regina
Martins, Filomena
Keywords: Formação inicial e continuada de professores
Investigação-ação
Poesia
Prática colaborativa
Issue Date: 2015
Publisher: CiDTFF
Abstract: Este estudo apresenta resultados de uma investigação-ação que tem como objetivo contribuir para o resgate da poesia em sala de aula, através da construção coletiva de um projeto interdisciplinar e de sua implementação em classes de 2º Ciclo do Ensino Fundamental e Ensino Médio (3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, em Portugal), de uma escola pública, em São Paulo – Brasil, envolvendo professores de diferentes disciplinas, estagiários do curso de Letras e a investigadora. A investigação baseou-se em estudos teóricos que propõem um modelo de formação inicial e continuada que promova a prática pedagógica, reflexiva e emancipatória, a partir do trabalho colaborativo, no próprio ambiente de trabalho. Os resultados aqui apresentados, obtidos através da análise de conteúdo de entrevistas semiestruturadas, aplicadas a treze participantes desta investigação, apontam a viabilidade da proposta.
This study presents the results of an action research project, which aims to contribute to the promotion of the poetic text in the classroom of Elementary and High Schools, through the collective construction and implementation of an interdisciplinary poetry project that involved different matters teachers, pre-service teachers and a researcher. The framework addressed theoretical studies on initial and in-service models of teacher training that support emancipatory and reflective practice in school- based activities and collaborative work. The results were obtained through semi-structured interviews carried out with thirteen teachers and pre-service teachers who participated in the project and they point out the feasibility of the proposal.
Cette étude présente les résultats d’une recherche-action visant à contribuer à la promotion du texte poétique en classe, grâce à la construction et mise en place d’un projet collectif et interdisciplinaire de poésie, mené dans des classes de l’Enseignement Fondamental et Moyen (Enseignement Secondaire), d’une école publique de S. Paulo - Brésil. Le projet qui a compté avec la participation d’enseignants de différentes matières, professeurs en formation initiale (stagiaires de Lettres) et la chercheuse est parti d’études théoriques qui proposent un modèle de formation initiale et continue qui favorise la pratique pédagogique réfléchie et émancipatoire, à partir du travail en collaboration, développé dans l’environnement de travail. Les résultats présentés dans cet article, obtenus à partir de l’analyse de contenu de treize entretiens semi-structurés appliqués avèrent la viabilité de la proposition.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/17501
ISSN: 1647-3582
Publisher Version: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3454/3199
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A poesia de volta à escola.pdf641.93 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.