Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17489
Title: Educação para o desenvolvimento sustentável: atividades com orientação CTS/PC no 1ºCEB
Author: Silva, Marisa
Tenreiro-Vieira, Celina
Keywords: 1.º Ciclo
atividades
ciência-tecnologia-sociedade
educação em ciências
educação para o desenvolvimento sustentável
pensamento crítico
Issue Date: 2015
Abstract: Face à importância crescente de promover uma educação em ciências, desde os primeiros anos de escolaridade, potenciadora de sinergias entre diferentes perspetivas, realizou-se um estudo com a finalidade de desenvolver (conceber, produzir, implementar e avaliar) atividades de ciências, num quadro de Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS), com orientação Ciência- Tecnologia-Sociedade (CTS) e promotoras do Pensamento Crítico (PC). Procurou-se averiguar qual o contributo das atividades desenvolvidas, tendo por base as orientações mencionadas, para promover aprendizagens de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB) no que reporta à construção de conhecimentos científicos e ao desenvolvimento de capacidades de PC. Adotando uma metodologia orientada para a prática, assente num plano de investigação-ação, o estudo foi concretizado com uma turma do 1.º ano do Ensino Básico (EB), sendo que, ao longo de quinze sessões, os alunos realizaram as atividades produzidas com orientação CTS/PC, num quadro EDS. Foram recolhidos dados através de vários instrumentos construídos para o efeito, no âmbito de diferentes técnicas de recolha de dados, incluindo a elaboração de entrevistas semiestruturadas e o desenvolvimento de um instrumento de análise das produções dos alunos. Na análise de dados, a técnica privilegiada foi a análise de conteúdo. Os resultados obtidos a partir da análise dos dados recolhidos permitem concluir que as atividades de ciências desenvolvidas no âmbito do estudo contribuíram para promover aprendizagens no que reporta à mobilização/construção de conhecimentos científicos e à mobilização/desenvolvimento de capacidades de PC dos alunos do 1.º CEB.
The current study was designed taking into account the importance of promoting science education from the first years of schooling and building convergences between different perspectives – Education for Sustainable Development (ESD) with Science-Technology-Society (STS) and Critical Thinking (CT) orientation. The study aimed to develop (conceive, produce, implement and evaluate) science activities with STS/CT orientation, within an ESD framework. It sought to determine the contribution of the activities, based on the above guidelines, to promote students’ scientific knowledge mobilization/construction and student’s CT abilities mobilization/development. This action-research was carried out with a 1st year group of elementary school, along fifteen sessions, during which students performed the science activities produced with STS/CT orientation, within an ESD framework. The data were collected through several instruments in the context of different techniques of collecting data, including the semi-structured interviews and an instrument of analysis on students’ productions. In data analysis, the privileged technique was the content analysis. The results obtained from the analysis of the collected data allowed to us conclude that the science activities developed in the context of the study contributed to promote students’ scientific knowledge mobilization/construction and student’s CT abilities mobilization/development.
En vista de la creciente importancia de la promoción de la educación en la esfera de la ciencia, desde los primeros años de escolaridad, se realizó un estudio con el objetivo de desarrollar (diseñar, producir, aplicar y evaluar) las actividades de la ciencia en el marco de la Educación para el Desarrollo Sostenible (EDS), con la orientación Ciencia-Tecnología-Sociedad (CTS) para promover el Pensamiento Crítico (PC). Se objetivó determinar la contribución de las actividades, sobre la base de dichas orientaciones, para promover el aprendizaje de los estudiantes del primer ciclo en lo que se refiere a la movilización/construcción del conocimiento científico y la movilización/desarrollo de las capacidades del PC. Se adoptó una metodología orientada a la práctica, sobre la base de un plan de la investigación- acción, el estudio se realizó con un grupo de 1er año de escolaridad, que, a lo largo de 15 sesiones, los alumnos realizan las actividades producidas con orientación CTS/PC, en el marco de la EDS. Los datos fueron recolectados a través de una variedad de instrumentos, en el contexto de las diferentes técnicas de recogida de datos, entre las que se incluyen la elaboración de entrevistas semi-estructuradas y el desarrollo de una herramienta para analizar las producciones de los estudiantes. Los resultados obtenidos nos permiten concluir que las actividades de la ciencia desarrolladas en el marco del estudio contribuyeron a promover el aprendizaje en el sentido de que se refiere a la movilización/construcción del conocimiento científico y a la movilización/desarrollo de las capacidades del PC de los alumnos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/17489
ISSN: 1647-3582
Publisher Version: http://revistas.ua.pt/index.php/ID/article/view/3457/3202
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Educação para o Desenvolvimento Sustentável.pdf789.47 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.