Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10773/17485
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCosta, Jorge Adelinopt
dc.contributor.authorCastanheira, Patríciapt
dc.date.accessioned2017-05-18T17:00:14Z-
dc.date.available2017-05-18T17:00:14Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.issn2447-4193pt
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10773/17485-
dc.description.abstractA liderança constitui um tema cada vez mais presente nas abordagens que elegem a análise organizacional e a gestão das escolas como centros de interesse. Tratando-se de um fenômeno complexo, o seu estudo não pode ser isolado de outras vertentes básicas para a compreensão da escola, tais como os modelos de administração e gestão e os pressupostos teórico-conceituais das perspetivas organizacionais que enquadram o seu funcionamento. Neste artigo procuramos, num primeiro momento, situar a evolução histórica das concepções sobre liderança no contexto das teorias organizacionais e, numa segunda etapa, identificar algumas das principais dimensões que nos parecem prementes a uma certa peculiaridade do exercício da liderança nas escolas. Como principais objetivos deste trabalho pretendemos, por um lado, contribuir para o incremento da investigação num domínio inerente à gestão das escolas ao qual nem sempre foi dada a devida atenção e, por outro, alertar para a necessidade de se incrementar, em termos de políticas educativas, programas de formação especializada para os gestores escolares que elejam este domínio como conteúdo estratégico.pt
dc.description.abstractSchool leadership is a recurrent theme in the approaches that focus on organizational analysis and school management. As a complex phenomenon, the study of school leadership cannot be isolated from other basic underpinnings of the understanding of school, such as models for administration and management and the theoretic-conceptual frameworks of the organizational perspectives that frame its’ functioning. In this paper, we aim at, in a first instance, mapping the historical evolution of the theories on school leadership in the context of organizational theories. In a second part of the paper we will identify some of the main dimensions that are particularly pressing in the exercise of school leadership in schools. As main objectives of our work we want to, on one hand, contribute to the broadening of the study of a particular domain of school management that has been somewhat neglected and, on the other hand, to raise awareness, in what concerns educational policies, for the need to implement programs of specialized training for school managers that choose school leadership as a strategic content.pt
dc.description.abstractEl liderazgo escolar es un tema cada vez más presente en los enfoques que eligen la análisis organizacional y la gestión de las escuelas como centros de interés. Como se trata de un fenómeno complejo, su estudio no se puede aislar de otros aspectos básicos para la comprensión de la escuela, tales como los modelos de administración y gestión y supuestos teóricos y conceptuáis de las perspectivas organizativas que enmarcan su funcionamiento. En este artículo, en primer lugar, intentamos situar el desarrollo histórico de los conceptos de liderazgo en el contexto de las teorías de la organización y, en una segunda etapa, identificar algunas de las dimensiones clave que subyacen a una cierta peculiaridad del ejercicio del liderazgo en las escuelas. Como principales objetivos de este trabajo queremos, por un lado, contribuir al aumento de la investigación en la gestión escolar en este dominio inherente a lo cual ni siempre se presta la debida atención y, en segundo lugar, llamar la atención sobre la necesidad de aumentar, en lo que concierne la política educativa, programas de capacitación especializados para administradores escolares que elijan el liderazgo escolar como contenido estratégico.pt
dc.language.isoporpt
dc.publisherRBPAEpt
dc.rightsopenAccesspor
dc.subjectGestão das escolaspt
dc.subjectanálise organizacional da escolapt
dc.subjectliderança escolarpt
dc.titleA liderança na gestão das escolas: contributos de análise organizacionalpt
dc.title.alternativeLeadership in school management: contributions from organizational analysispt
dc.title.alternativeEl liderazgo en la gestión de las escuelas: aportes de análisis organizacionalpt
dc.typearticlept
dc.peerreviewedyespt
ua.distributioninternationalpt
degois.publication.firstPage13pt
degois.publication.issue1
degois.publication.issue1pt
degois.publication.lastPage44pt
degois.publication.titleRBPAE: Revista Brasileira de Política e Administração da Educaçãopt
degois.publication.volume31pt
dc.relation.publisherversionhttp://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/58912pt
Appears in Collections:CIDTFF - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A liderança na gestão das escolas.pdf832.44 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.