Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10773/17456
Título: Práticas didático-pedagógicas de ciências: estratégias de ensino/aprendizagem promotoras do pensamento crítico
Autor: Vieira, Rui Marques
Tenreiro-Vieira, Celina
Palavras-chave: Educação em Ciências
Ensino Básico
Estratégias de Ensino/Aprendizagem
Pensamento Crítico
Práticas Didático-pedagógicas
Data: 2015
Resumo: Reconhecendo a importância de desenvolver o pensamento crítico dos alunos tem sido desenvolvida investigação com a finalidade de estabelecer resposta para a questão relativa ao como promover este tipo de pensamento. No que se refere a estratégias de ensino/aprendizagem de ciências descrevem-se alguns dos estudos que têm sido realizados em Portugal, incluindo na for- mação de professores. Os resultados destas investigações sustentam que mais do que do tipo de estratégia, é sobretudo a sua orientação explicita e operacionalização que a torna mais ou menos promotora de capacidades de pensamento crítico.
Recognizing the importance of developing critical think- ing of students research has been developed in order to establish answer to the question of how to promote this kind of thinking. As regards the teaching / learning of science are described some of the studies that have been conducted in Portugal, including in teacher education. The results of these investigations maintain that more than the type of strategy is mainly to orientate explic- it and operation that makes about promoting critical thinking skills.
Reconnaissant l’importance du développement de la pensée critique de la recherche des étudiants a été déve- loppé afin d’établir réponse à la question de la façon de promouvoir ce genre de pensée. En ce qui concerne l’en- seignement / apprentissage de la science sont décrites certaines des études qui ont été menées au Portugal, y compris dans la formation des enseignants. Les résul- tats de ces enquêtes soutiennent que plus que le type de stratégie est principalement à orienter opération expli- cite et qui fait la promotion des compétences à propos de la pensée critique.
Reconociendo la importancia de desarrollar el pensa- miento crítico de la investigación a los estudiantes se ha desarrollado con el fin de establecer la respuesta a la pregunta de cómo promover este tipo de pensamiento. En cuanto a la enseñanza / aprendizaje de las ciencias, se describen algunos de los estudios que se han realizado en Portugal, incluidas en la formación docente. Los re- sultados de estas investigaciones sostienen que más que el tipo de estrategia es principalmente para orientar el funcionamiento explícito y que hace sobre la promoción de habilidades de pensamiento crítico.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10773/17456
ISSN: 1647-2144
Versão do Editor: http://revista.esepf.pt/index.php/sabereducar/article/view/191
Aparece nas coleções: CIDTFF - Artigos

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
PRÁTICAS DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS DE CIÊNCIAS.pdf82.28 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterLinkedIn
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.