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http://hdl.handle.net/10773/17453
Title: | Compartilha de saberes e não saberes como meio para a promoção da Leitura e Escrita em crianças com Necessidades Especiais |
Author: | Sousa, Teresa Margarida Santos, Paula Almeida, Ana Margarida |
Keywords: | Linguagem oral e escrita co-design compartilha necessidades especiais recursos educacionais abertos |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | ESEC - Escola Superior de Educação de Coimbra |
Abstract: | A inclusão de crianças com necessidades especiais (NE) coloca à escola e à sociedade grandes desafios, aos quais não são alheios o pouco conhecimento disponível, a falta de estratégias e materiais de intervenção adaptados às especificidades de cada criança e às dificuldades comunicacionais entre os diferentes agentes educativos (familiares, profissionais de educação e de saúde). A sincronia comunicacional entre os intervenientes facilita o processo de intervenção, otimizando-o tecnicamente e ajustando-o aos períodos críticos de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Neste artigo, apresenta-se um projeto de investigação em curso, que tem como objetivo facilitar a comunicação efetiva e a partilha entre diferentes agentes educativos, bem como elaborar recursos didáticos que, utilizando a metodologia de co-design, promovam o desenvolvimento de competências específicas relevantes ao processo de aprendizagem da linguagem oral e escrita em crianças com necessidades especiais, designadamente, com dificuldades linguísticas no domínio fonológico. O estudo baseia-se na dinamização de um espaço online denominado “compartilha” (a ser prototipado no âmbito dos trabalhos de doutoramento em Multimédia e Educação da colega Oksana Tymoshchuk). The inclusion of children with special needs (SN) poses great challenges to school and society. These challenges are related to little knowledge available, lack of strategies and intervention tools adapted to the specific needs of each child and also to communication troubles between distinct educational agents (family, health and education professionals). The communicational synchrony between all parties eases the intervention process, technically optimizing and adjusting it to critical learning periods of child development. In this article, we present an ongoing investigation project, which aims to favor effective communication and sharing between several educational agents as well as to elaborate didactical resources which, using a co-design method, can promote specific skills development relevant to the learning process of oral and written language in children with special needs, namely language difficulties in the phonological domain. The study is based on the promotion of an online space called ”compartilha” (being prototyped in PhD in Multimedia and education works of colleague Oksana Tymoshchuk). |
Peer review: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/17453 |
ISSN: | 1646-9526 |
Publisher Version: | http://www.exedrajournal.com/wp-content/uploads/2016/02/13.pdf |
Appears in Collections: | CIDTFF - Artigos |
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