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http://hdl.handle.net/10773/17446
Título: | Comportamento à fadiga em modo I usando o ensaio Double Cantilever Beam modificado |
Autor: | Verdade, João Filipe Silva |
Orientador: | Morais, Alfredo Manuel Balacó de Pereira, António Manuel de Bastos |
Palavras-chave: | Materiais compósitos Materiais laminados Fadiga (Materiais) |
Data de Defesa: | 2016 |
Editora: | Universidade de Aveiro |
Resumo: | A delaminagem é um dos modos de rutura mais frequentes dos
laminados compósitos, e que é geralmente tratado no âmbito da
Mecânica da Fratura. Tem havido recentemente interesse
crescente na caraterização do comportamento à delaminagem
sob fadiga. O primeiro objetivo deste trabalho foi adaptar a
máquina de baixo custo desenvolvida no Departamento de
Engenharia Mecânica da Universidade de Aveiro à realização de
ensaios de delaminagem sob fadiga em modo I. O segundo
objetivo foi realizar alguns ensaios de laminado carbono/epóxido
iniciando assim um estudo mais alargado de longo prazo. Para
isso recorreu-se a ensaios Double Cantilever Beam (DCB)
modificados sob deslocamentos cíclicos impostos. Os resultados
obtidos foram analisados no quadro da bem conhecida Lei de
Paris, que relaciona a taxa de propagação da fenda com a
variação da taxa de libertação de energia de deformação. Apesar
de serem ainda escassos para tirar conclusões seguras, os
resultados indicam um comportamento à fadiga complexo, muito
influenciado pelo fenómeno da ponte de fibras. Delamination is one of the most common damage modes of laminated composites. It is usually analyzed within the scope of Fracture Mechanics. Recently, there has been growing interest in the characterization of fatigue driven delamination. The main objective of the present work was to study the mode I delamination under fatigue of carbon/epoxy laminates through modified Double Cantilever Beam (DBC) tests under imposed cyclic displacements. The tests were conducted on a low cost machine developed at the Department of Mechanical Engineering of the University of Aveiro. The results proved to be consistent with well-known Paris law, which relates the crack propagation rate with the variation of the strain-energy release rate. Though scarce to draw definitive conclusions, the present results indicate a complex fatigue behavior, which is strongly influenced by fiber bridging. |
Descrição: | Mestrado em Engenharia Mecânica |
URI: | http://hdl.handle.net/10773/17446 |
Aparece nas coleções: | UA - Dissertações de mestrado DEM - Dissertações de mestrado |
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