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Title: Influência das redes na dinamização turística dos destinos: Rota da Bairrada
Author: Castro, Ana Paula Lopes de
Advisor: Eusébio, Celeste
Keywords: Destinos turísticos - Curia (Bairrada, Portugal)
Oferta turística
Gestão e planeamento em turismo
Defense Date: 2014
Publisher: Universidade de Aveiro
Abstract: A formação de redes é essencial num mundo cada vez mais competitivo, que exige cada vez mais das empresas. A atuação individual já não constitui uma resposta efetiva e a colaboração é a chave para o sucesso no panorama organizacional atual. Reconhecendo-se o conjunto de benefícios da colaboração em rede, cada vez mais se assiste a criação deste tipo de estruturas organizacionais e o turismo não é exceção. O presente estudo visa analisar qual a influência das redes na dinamização turística dos destinos, nomeadamente qual a influência que a Rota da Bairrada exerce sob a dinamização turística da Curia. Há duas perspetivas em análise: a da oferta turística e a da procura turística. Em relação a oferta, o objetivo consiste em perceber a forma como os agentes turísticos da Curia vêm a atuação da Rota da Bairrada e se a consideram benéfica para si e para o destino. Quanto a procura, pretende-se perceber se as visitas a Curia são de alguma forma influenciadas pela Rota da Bairrada e se há diferenças em termos de motivações, comportamento de viagem, avaliação do destino, satisfação e fidelização entre os visitantes influenciados pela rede e os que não são influenciados. A metodologia definida para a recolha de dados primários consistiu na administração de inquéritos por questionário aos agentes da oferta turística da Curia e aos visitantes, os objetos de estudo da investigação empírica. A informação obtida foi analisada através de análises estatísticas e no caso da oferta também de uma análise sociométrica. Concluiu-se que os agentes da oferta não associados a rede se sentem um pouco excluídos da sua atuação e que poderiam ser criadas condições para todos poderem participar na rede, dando o seu contributo de formas diferentes. Outra das grandes conclusões consiste no facto da Rota não exercer uma influência muito significativa na decisão dos visitantes irem a Curia e que seria importante uma maior aposta na promoção da Curia e uma maior dinamização do destino, através do desenvolvimento de atividades e eventos.
Networks are essential in an increasingly competitive world, which requires companies to adapt and promptly react to the environmental changes. An individual performance is no longer an effective response and collaboration is the key to success in today's organizational environment. Recognizing the full range of benefits of networked collaboration, there is an increasing creation of this type of organizational structures and tourism is no exception. The present study aims to analyze the influence of networks in boosting tourist destinations, namely what influence Bairrada Wine Route has in tourist stimulation of Curia. There are two perspectives on analysis: one refers to tourism supply and the other to tourism demand. On the supply side, the goal is to understand how the Curia tour agents see Bairrada Wine Route and consider its actions beneficia1 to themselves and to the destination. Regarding demand, the aim is to understand whether Bairrada Wine Route somehow influences the visits to Curia and if there are differences in terms of motivation and trave1 behavior among visitors influenced by the network and those that are not influenced. The methodology defined for the primary data collection consisted of an administration of questionnaire surveys to agents of the tourist offer and visitors, the objects of study of this empirical research. The information obtained was analyzed through statistical analyzes. It was concluded that the agents not associated with the network feel somehow excluded from its operations and it is important to consider the creation of conditions for all the agents interested to participate in the network. Another conclusion is that the network does not have a significant influence on the decision of the visitors to visit Curia. It would be important to improve the promoting of Bairrada Wine Route and Curia and the developing of events and activities that can bring more dinamic to the destination.
Description: Mestrado em Gestão e Planeamento em Turismo
URI: http://hdl.handle.net/10773/17404
Appears in Collections:UA - Dissertações de mestrado
DEGEIT - Dissertações de mestrado

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